Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Geral

Campanha busca unir 6 mil empresas no combate à Dengue na Capital

19 dezembro 2017 - 13h36Da redação com assessoria

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) em parceira com as redes de supermercados Comper e a Prefeitura Municipal de Campo Grande,  através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançou na manhã desta terça-feira (19) a segunda fase da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti denominada “Liga Antimosquito – Eu faço parte”. O movimento que busca mobilizar mais de 6 mil empresas e seus respectivos funcionários contribui com as ações feitas pelo Município  com o objetivo de reduzir o número de casos de Dengue,  Zika e febre Chikungunya.

Presente no lançamento da campanha, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, destacou a importância das parcerias intersetoriais e o engajamento da sociedade civil organizada em ações de combate ao mosquito.

“Só através dessas mobilizações que iremos conseguir ter êxito nesta luta contra o mosquito evitando assim novas epidemias. É preciso o envolvimento de todos”, ponderou.

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, lembrou que a iniciativa surgiu da necessidade de despertar dentro das empresas e seus respectivos funcionários que todos precisam estar envolvidos nesta causa e devem trabalhar juntos para evitar novas epidemias, semelhantes às enfrentadas  nos anos de 2013, 2014 e 2016.

“Nosso papel é de sermos agentes multiplicadores e propagadores destas informações, despertando em cada um a necessidade de agir e de que cada um precisa fazer o seu papel”, disse.

O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LiRaa), divulgado em outubro, apontou que três bairros estão em níveis considerados críticos de infestação. São eles: Jardim Noroeste, com 7% e Moreninhas e Cidade Morena, com 4.8% respectivamente. Isso significada que, em cada 100 imóveis vistoriados no Jardim Noroeste, por exemplo, em sete foram encontrados focos do mosquito.

Conforme o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Sesau, Eliasze Luizo Guimarães, o que chama a atenção é que 80% dos focos encontrados estão dentro das residências, ou seja, isso reforça a ideia de que é preciso que todos nós estejamos atentos.

“ A maioria dos focos são encontrados em materiais inservíveis, como latas, garrafas, vasos, entre outros, que são passíveis de descarte na coleta seletiva. Portanto, é importante que a população mantenha o seu quintal limpo, evite deixar objetos acumulando água, principalmente nessa época do ano onde aumenta a potencialidade de proliferação do mosquito por conta das chuvas seguidas de forte calor”, explica.

A preocupação é redobrada justamente porque a previsão é de que a partir do próximo ano epidemiologicamente os números tendem a crescerem por conta da sazonalidade das doenças, entretanto em 2017, através das ações implementadas pela prefeitura de Campo Grande, foi possível assegurar uma redução de 90% nos casos notificados das doenças causadas pelo Aedes, em relação ao ano passado.

“Nós temos que nos manter vigilantes para garantir que esses números não voltem a subir e consequentemente as pessoas fiquem doentes”, finaliza o coordenador.

Liga Antimosquito

Para participar da campanha, as empresas interessadas deverão se cadastrar no site www.acicg.com.br, e em seguida realizar o download do material de apoio.

As peças da campanha estarão em formato editável para inclusão da logomarca das empresas participantes.

As atividades poderão ser fotografadas, e as imagens postadas na página do Facebook da empresa, que posteriormente serão compartilhadas na página da ACICG, na mesma rede social..

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Joca e João
Geral
Cachorro morre após erro de companhia aérea
Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor
Geral
"Lua Cheia Rosa" será visível em todo o país nesta terça-feira; entenda o fenômeno
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Foto: O Pantaneiro
Geral
Jurássicos: Nioaque recebe cognome oficial de "Vale dos Dinossauros"
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
Geral
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
mpms compressed
Justiça
MP apura possível crime eleitoral na transferência de títulos de indígenas em Dourados
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Portal da Transparência de Naviraí entra na mira do MPMS por irregularidades
Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro -
Justiça
JD1TV: TRE faz campanha sobre regularização de títulos de eleitor
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital
Justiça
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro