Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Geral

Série Empreendedor: ter consultoria do Sebrae pode custar quase nada

Nossa série estreia com o superintendente regional falando sobre crise, capacitação e concorrência

20 janeiro 2017 - 11h50Liziane Berrocal e João Gabriel Vilalba

Empreender e crescer é o sonho de muitos brasileiros. E em Mato Grosso do Sul, de microempreendedores a prefeitos, em vários segmentos, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece a chance de conhecimento.

O JD1 Notícia oferece agora aos seus leitores a série: “Empreendedor”, onde mostraremos as histórias de quem resolveu crescer por meio do empreendimento. A nossa estreia será nada menos do que com o superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça.

E ele, inicia a série de reportagens falando sobre empreendimentos públicos. Isso mesmo. Sabia que as prefeituras tem um espaço aberto a um custo baixíssimo para que gestores possam ser orientados no Sebrae?

A boa notícia é que atualmente um grande número de prefeitos tem procurado a sede do Sebrae neste início do ano. Segundo Mendonça, a proposta é sentar com as prefeituras é criar um ambiente favorável ao pequeno negócio, que vai desde a implementação da rede com a ajuda de algumas instituições, como o Corpo de Bombeiros, para facilita o empresário o abrir uma empresa no município. Até o momento são 22 cidades participantes.

Entenda o processo

Mendonça explica que o processo é reconhecer o ambiente e nomear pessoas capacitadas que possam entender o processo. Essa pessoa poderá ser um colaborador da prefeitura, onde iremos capacitar e ensina-lo como realizar parceria entre a empresas. Segundo ele, essa linha será essencial para chegar aos empresários que é o foco do Sebrae.

“Com ajuda da Associação comercial e a prefeitura, o Sebrae irá realizar uma parceria com a prefeitura, onde iremos criar um cronograma de divulgação de palestras e cursos para ajudar o empresário”, aponta.

Apesar do momento a palavra mais ouvida ser crise, a busca será sempre por caminhos para sobrevivência do empresário. “Esse é o direcionamento da instituição é ajudar as empresas e abrir oportunidades para sobreviver. O momento atual é de muito trabalho, o empresário tem que se dedicar e analisar friamente o custo de caixa e tentar inovar seu modelo de atendimento”, analisa.

E há exemplos práticos. “ Um exemplo, vamos comentar de um petshop. A empresa já busca o cão em casa e se programa para que isso ocorra. Será que ele não poderia buscar outros cães no mesmo local? É um exemplo simples, mas pensando no custo e no ganho de lucro”, exemplifica como estratégia.

Ainda assim, com a experiência que tem em empreendedorismo, ele diz que é preciso ter cautela, sem deixar de encarar que há uma crise. “Tem que ter cautela e o empresário não pode se esconder atrás da crise. Ele tem que ir pensando em uma nova divulgação e também analisar o custo do produto no mercado”.

Capacitação de funcionários

Um dos grandes gargalos – e com maior índice de reclamações em especial nas redes sociais, é a qualidade do atendimento. E esse é um dos motes também pensados pela entidade. De acordo com o Superintendente, há um trabalho voltado para a capacitação do novo empresário, onde também se qualifica o trabalhador da empresa. “Hoje qualquer investimento no empresário é complicado, as empresas estão enxugando a sua folha. Mas ele tem que pensar grande, mesmo em crise ele precisa investir e sabe que essa mudança pode mudar seu empreendimento.

Segundo Mendonça, isso é um fator para diferenciar as empresas e fidelizar os clientes.

“Vamos colocar um exemplo de abrir duas farmácias no mesmo quarteirão. Porque uma deu certa e a outra não? Isso é atendimento, é capacitar seus funcionários”, acredita.

Pensando no melhor da empresa, Mendonça comenta uma facilidade para o empreendedor contratar um especialista para analisar seus negócios “Investimento hoje da empresa é fazer diversos cursos de qualificação. O empresário não tem muito tempo para estudar devido ao trabalho, então estamos com ideias de expandir curso pela internet, e depois realizar uma fazer uma consultoria em seus negócios” relata o superintendente regional.

As pequenas empresas de Campo Grande ter uma consultoria é alto o custo?

É aí que muitos se enganam, já que dependendo da consultoria não terá nenhum custo a empresa. “A intenção do Sebrae é realizar uma parceria a custo zero com o Governo do Estado, entendendo o momento do empreendedor a tentar melhorar os seus investimentos. Sou muito favorável quando o Estado oferece investimento a uma empresa, isso é de grande benefício próprio estado”.

Porém o empresário tem que entender qual é o investimento da prefeitura?

E nisso surgem questionamentos que muitos podem levantar, como por exemplo vai analisar o comércio das Moreninhas, do bairro Nova Lima, quantos empregos têm ali? Vamos olhar para a rua Divisão. Qual é o incentivo da prefeitura naquele local?

“A nossa intenção é ajudar o empresário, atrair o cliente e fazer a roda girar”, comenta Mendonça, que vê a democratização do desenvolvimento como fator importante. Pensando em popularizar o desenvolvimento, ele cita o exemplo do município de Três Lagoas, que investiu em empresas, mas tem que ter cautela no momento de analisar o mercado regional.

“Sobre Três Lagoas temos que analisar quem está investindo emprego naquela região? Temos um exemplo o frigorifico JBS, que exporta e importa carnes para todo santo do país. Caso o caminhoneiro tenha seus prejuízos, quem irá bancar? A intenção do Se é fornecer o melhor serviço, com o valor baixo”, comentou.

E quem quiser saber mais, pode procurar o Sebrae-MS pelo número 0800 570 0800 e na Capital o endereço físico é  na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro. Mais informações podem ser obtidas também pelo site http://www.sebrae.com.br .

E você? Tem alguma história bacana sobre como se tornou empreendedor? Conte para nós e mande um e-mail para [email protected] Compartilhe seu sucesso e inspire pessoas! 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Joca e João
Geral
Cachorro morre após erro de companhia aérea
Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor
Geral
"Lua Cheia Rosa" será visível em todo o país nesta terça-feira; entenda o fenômeno
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Foto: O Pantaneiro
Geral
Jurássicos: Nioaque recebe cognome oficial de "Vale dos Dinossauros"
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
Geral
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
mpms compressed
Justiça
MP apura possível crime eleitoral na transferência de títulos de indígenas em Dourados
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Portal da Transparência de Naviraí entra na mira do MPMS por irregularidades
Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro -
Justiça
JD1TV: TRE faz campanha sobre regularização de títulos de eleitor
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital
Justiça
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro