Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Opinião

Felicidade humana: um tema que vem despertando cada vez mais o foco da ciência

07 maio 2018 - 09h00Sálua Omais

A felicidade humana é uma das buscas mais antigas da humanidade, e para muitos, uma das mais difíceis e desafiadoras. É um tema que pode ter diversas interpretações, conforme a visão de mundo de cada pessoa, a experiência de vida, os sonhos e realizações. Atualmente, vem-se tornando cada dia mais comum ouvirmos o termo “ ciência da felicidade”, que na verdade, nada mais é do que um novo movimento, a Psicologia Positiva, criado por um grupo de psicólogos e pesquisadores, com o fim de desvendar quais os reais fatores que podem proporcionar uma satisfação e bem-estar mais duradouro no ser humano, e não simplesmente a alegria fugaz e superficial.

Ao contrário da crença popular ligada ao nome desse movimento, ele absolutamente não tem nada a ver com o popular "pensamento positivo", ou com a autoajuda, mas sim um amplo campo teórico e prático de pesquisa da Psicologia, ligada ao bem-estar psicológico. Em termos simples, ela foca no estudo daquelas coisas que fazem a vida realmente valer a pena, de elementos mais sólidos, responsáveis pela satisfação humana a longo prazo. Assim, ao invés de buscar consertar as coisas que estão erradas, a psicologia positiva funciona construtivamente para nos ajudar a obter mais daquilo que queremos e tornar as pessoas melhores e mais felizes. A ciência da felicidade surgiu através da evolução da psicologia, tendo raízes em muitas disciplinas, incluindo psicologia moral, humanismo, terapia cognitivo-comportamental e humanidades, como a filosofia.

É uma ciência que busca explorar melhor a experiência subjetiva, as qualidades humanas e as instituições positivas, operando a partir da premissa de que devemos reconhecer tanto o lado da luz quanto o lado sombrio da vida, e, por isso, hoje ela tem sido uma área ligada ao desenvolvimento humano, aberta a qualquer pessoa que busca o crescimento pessoal e o aproveitamento melhor de potenciais individuais, os quais, por algum motivo, estão adormecidos e não estão sendo bem utilizados e aplicados, tanto na vida como no trabalho. Centra-se em elementos positivos da vida, como forças de caráter, emoção positiva, resiliência, propósito, relacionamentos positivos e realização criativa.

Enquanto a psicologia tradicional tem sido muito bem sucedida em tornar a vida melhor para aqueles de nós que sofrem de condições negativas em nossas vidas, a psicologia positiva afirma que agora é hora de voltar nossa atenção para questões que existem no lado positivo do neutro, naquilo de bom que está ao nosso alcance, o invés de ficar apenas buscando aquilo que não temos, nos estimulando assim, a adotar a melhoria através do esforço e a voltar nossa atenção para a otimização da experiência humana. Não nega a existência das partes negativas da vida, mas defende uma exploração profunda de padrões mais elevados da experiência humana que possam nos tornar muito melhores, tanto como pessoas, quanto como profissionais.

Sálua Omais é Psicóloga com Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva, Neurossemântica e PNL. É titular do site www.psicotrainer.com.br onde escreve artigos diversos sobre Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado