Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Opinião

Neurossemântica – uma nova forma de compreender a mente humana

18 setembro 2017 - 17h36Sálua Omais

Desvendar os mistérios da mente humana é um trabalho que não tem fim. Exige que nós, seres humanos, estejamos constantemente buscando nos desenvolver, melhorar e compreender a nossa mente e a nossa forma de pensar, como se estivéssemos do lado de fora, para conseguir entender melhor como a nossa cabeça funciona. 

Tudo que nós pensamos, sentimos e fazemos na nossa vida possui um significado, um motivo, um “por que” de fazermos aquilo. Nada é feito por acaso. Muitos comportamentos são inadequados porque são resultados de uma forma errada de ver o mundo ou as pessoas ao redor, de um significado distorcido que a pessoa dá a um acontecimento, ou a uma palavra que alguém lhe disse, o que acaba causando diversos mal-entendidos e desentendimentos, além é claro, de um sofrimento psíquico e emocional profundo. 

Muitas vezes a pessoa dá um significado errado ou digamos “disfuncional” até mesmo para suas próprias emoções, como por exemplo, sentir raiva de si mesma por ter falhado, dito algo errado, ou por não ter conseguido alcançar o que queria, ou sentir raiva de alguém que estava apenas tentando lhe ajudar. Existe até mesmo o significado por trás do próprio significado, como por exemplo, quando alguém sente raiva de estar triste, ou quando uma pessoa sente vergonha de ser feliz. O que significa o medo para cada um de nós? O que há por trás do medo ou da insegurança? Que benefícios estamos tirando ao continuar sentindo medo em nossas vidas? E que benefício nós temos ao estarmos sempre estressados? O que isso traz de bom para nós ou para nossa saúde?

Na verdade, são os significados que damos às nossas emoções que nos movem para a ação (ou para a inércia). São os significados que nos motivam a agir, e a fazer as coisas de certa maneira. No entanto, quando fazemos as coisas sempre do mesmo jeito, e elas continuam não dando certo, pode ser um sinal de que algo dentro de nós está nos atrapalhando. A maioria das pessoas acredita que seus problemas são culpa de algo externo, das circunstâncias da vida, do destino, mas, na grande maioria das vezes o problema está dentro de nós, na nossa forma de pensar e agir errado, e, na forma como interpretamos o mundo. Os significados que usamos para interpretar o mundo vem desde os aprendizados da infância, da família, da cultura, da sociedade até as experiências com pessoas com quem convivemos no dia-a-dia. 

Recentemente, um psicólogo americano chamado Michael Hall, criou uma área de estudo chamada Neurossemântica, que ajuda pessoas a detectarem os significados que elas dão para certas emoções e como esses significados podem influenciar o comportamento humano, tanto para o bem como para o mal. Esse campo de estudo oferece técnicas que auxiliam a pessoa a mudar os significados que influenciam negativamente seu pensamento e seu comportamento, ajudando o indivíduo a criar e usar novos significados para que a mente possa trabalhar de forma mais saudável. A neurossemântica estuda como o cérebro e a mente funciona, como os pensamentos são criados e, como podemos reprogramar o conteúdo de nossos sentimentos, estados emocionais e comportamentos, proporcionando ao ser humano uma maneira efetiva de utilizar a mente da melhor forma, para alcançar os resultados desejados. 

A Neurossemântica explora os significados do pensamento humano e como nós trazemos esses significados para o corpo através de nossas ações, gestos, palavras, habilidades, etc. É uma forma que nos ajuda a aprimorar a relação corpo-mente-emoção, usando uma linguagem e significados melhores para programar o corpo para agir de uma forma mais funcional e produtiva. E não é algo que funciona apenas para quem tem algum “problema” a ser resolvido, mas também para quem quer aprimorar e melhorar ainda mais algo que já está indo bem. Assim, se o indivíduo já está fazendo algo que já vem dando certo, as técnicas de neurossemântica ajuda a descobrir qual a estratégia ele está usando e como ele pode aplicar essa mesma estratégia em outros campos da sua vida, e replicar mais e mais os resultados de sucesso em outras áreas.

Todos temos muitos significados dentro de nossa mente, a maioria deles inconscientes. Quando tomamos consciência desses significados, ou seja, quando finalmente “cai a ficha” e descobrimos que muitas coisas na nossa vida não estão dando certo porque estamos pensando e agindo de forma errada, daí então é possível mudar de forma profunda e duradoura, e saber aonde realmente queremos chegar. Assim, é possível reorientar as nossas emoções para transformar nossos comportamentos e, finalmente fazer as coisas da maneira correta, para que tudo comece a dar certo e funcionar como queremos. Quanto mais a gente se apropria do que pensa, fala e sente dentro de si, e toma consciência do “por que” estamos fazendo algo errado, mais conhecimento temos sobre a forma que a nossa mente funciona, e só a partir disso, será possível mudar nosso comportamento inadequado e tudo aquilo que está nos impedindo de conseguir aquilo que queremos alcançar, seja na vida pessoal ou no trabalho.

*Sálua Omais é Psicóloga com Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Trainer Internacional em Psicologia Positiva, Neurossemântica e PNL. É titular do site www.psicotrainer.com.br onde escreve artigos diversos sobre Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow