TecnologiaEmbrapa cria robô que identifica plantas com problemasO projeto tem a finalidade de auxiliar a agricultura de precisão a encontrar plantas doentes ou com pragas
Redação com informações do Agrolinkquinta, 12 de julho de 2018 - 11:06

Cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão desenvolvendo um projeto que pretende fazer com que robôs identifiquem plantas com algum tipo de problema de forma automática.

A pesquisa envolve técnicas de inteligência artificial e conhecimentos em robótica, além da reconstrução das frutas em 3D para elaboração dos testes.

O projeto tem a finalidade de auxiliar a agricultura de precisão a encontrar plantas doentes ou com pragas, fazer a contagem e estimativa da produção e encontrar áreas com deficiência de nutrientes. O método utilizará tecnologia avançada em imageamento, robótica e visão computacional. 

De acordo com Luis Henrique Bassoi, pesquisador da Embrapa Instrumentação, serão utilizados algoritmos específicos para que a máquina consiga identificar as plantas, os frutos e também partes do terreno em que tenham que ter mais cuidado.

“A utilização dessas ferramentas e procedimentos para o reconhecimento de partes de uma espécie vegetal de interesse do produtor agrícola ou técnico permitirá a obtenção de forma automatizada de informações úteis, como a estimativa de produção em uma área, quais as partes da área que podem ser mais ou menos produtivas, o nível de incidência de pragas e doenças nas plantas dessa área, entre outros”, finaliza. 

Deixe seu comentário

Leia Também

SESC