Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Agronegócio

Agricultura fiscalizará lavouras de produtores que tiveram seguro rural

Ao todo são 1.300 lavouras e fiscalização passará no Mato Grosso do Sul

09 setembro 2020 - 17h23Matheus Rondon com informações da assessoria

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fiscalizando as propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). A fiscalização prevê vistoriar 1.300 lavouras até o fim do ano nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) envia regularmente à Conab uma lista com as apólices beneficiadas no PSR que devem ser auditadas no próprio local.

O diretor de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, ressalta que é importante o produtor permitir o acesso e colaborar com as informações solicitadas pelos técnicos. “Em caso de recusa, a operação pode ser cancelada e o produtor ficar impedido de participar do Programa”, explica.

Como funciona a fiscalização

O PSR oferece ao agricultor a oportunidade de obter auxílio financeiro e contratar uma apólice de seguro para sua lavoura com custo reduzido, o objetivo é reduzir as perdas em caso de quebra de safra, ao recuperar o capital investido na lavoura. As operações do programa devem ser fiscalizadas para comprovar as informações indicadas nas apólices de seguro rural e confirmar o recebimento da subvenção federal.

Em todas as vistorias é feita a marcação de coordenadas geográficas, registros fotográficos e emissão do Laudo de Fiscalização. A fiscalização é realizada pela Conab devido à sua capilaridade, recursos técnicos, humanos e o seu vínculo com o Mapa, mediante a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

Com os dados fornecidos pelo Mapa, o fiscal verifica se de fato o produtor contratou a apólice de seguro; se cultivou a cultura na área indicada na apólice, observando a existência ou os vestígios; e se confirma o recebimento da subvenção federal por meio do desconto financeiro para a aquisição da apólice de seguro.

Contratação

O produtor interessado em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural. Atualmente, 14 seguradoras estão habilitadas para operar no PSR. O seguro rural é destinado aos produtores pessoa física ou jurídica, independente de acesso ao crédito rural.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa. Para os grãos em geral, o percentual de subvenção ao prêmio pode variar entre 20% e 40%, a depender da cultura e tipo de cobertura contratada. No caso das frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e demais modalidades (florestas, pecuário e aquícola) o percentual de subvenção ao prêmio será fixo em 40%.

Para os produtores que estão contratando crédito de custeio nas instituições financeiras e são enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre julho e outubro, há um projeto-piloto com recursos de R$ 50 milhões do PSR de estímulo a contratação do seguro agrícola de soja e milho verão (subvenção de 55% do prêmio) e para banana, maçã e uva (subvenção de 60% do prêmio). . 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pé de erva-mate
Agronegócio
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para pequenos produtores de MS
Marcelo Bertoni
Agronegócio
Em Brasília, Marcelo Bertoni discursa em nome da CNA
Além dos estabelecimentos, profissionais responsáveis técnicos, classificadores e outros devem se atender ao recadastramento no sistema
Agronegócio
Programa Precoce MS tem novo sistema de cadastramento de estabelecimentos rurais
Bandeiras sendo hasteadas na abertura da 84ª edição da Expogrande
Agronegócio
JD1TV: Autoridades participam da abertura da Expogrande 2024
Auxiliar em Serviços Gerais para Equinos
Agronegócio
Durante Expogrande, Prefeitura oferta curso de serviços gerais para equinos
Reunião no início de março
Agronegócio
Riedel confirma que haverá renegociação para agricultores
Prefeitura faz parceria com a Caixa
Agronegócio
Prefeitura da Capital investe na manutenção de pontes na zona rural
MS entra na lista de estados livres da Febre Aftosa
Agronegócio
MS é reconhecido como Estado livre da febre aftosa sem vacinação
Difusor 7 Estrelas, eleito um dos 7 da Sete, destaque na prova da Confraria da Carcaça, 4,8 de marmoreio
Agronegócio
84ª Expogrande: circuito de leilões começa neste sábado com 40 touros nelore P.O
Riedel dá boas vindas aos participantes
Agronegócio
MS sedia Conferência de Nuffield com 1800 participantes

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira