Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS Janeiro/21 juizado de transito
Brasil

Anvisa publica recomendações para vacinação em farmácias

A atividade de vacinação poderá ser realizada em farmácias privadas, se esta for a determinação das autoridades de saúde locais

12 janeiro 2021 - 14h14Sarah Chaves com informações da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou recomendações para realização de vacinação do imunizante contra a Covid-19, em farmácias que estejam incluídas nas estratégias de campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

O documento disposto no link é destinado às farmácias e aos serviços de saúde, públicos e privados, que têm permissão para a realização dos testes. A Nota ressalta que os estabelecimentos precisam assegurar requisitos mínimos para garantir a segurança e qualidade, na conservação, aplicação e no monitoramento das vacinas da campanha, bem como, a segurança do vacinado e a dos profissionais de saúde envolvidos.

"A atividade de vacinação da campanha do governo poderá ser realizada em farmácias privadas, se esta for a determinação das autoridades de saúde locais, nos moldes das estratégias de campanhas de vacinação promovidas pelo Programa Nacional de Imunização e em conjunto com a equipe de vigilância em saúde estadual ou municipal, e desde que sigam requisitos mínimos para garantir a segurança e qualidade, na conservação, aplicação e no monitoramento das vacinas da campanha, bem como, a segurança do vacinado e a dos profissionais de saúde envolvidos. Neste quesito, de forma temporária e excepcional, as determinações sanitárias relacionadas à estrutura física podem ser flexibilizadas para as farmácias privadas durante este período da pandemia".

Segundo a Anvisa, a orientação se aplica a toda a equipe da farmácia para minimizar o risco de exposição ao vírus para os clientes durante a pandemia da covid-19. “Como parte do sistema de saúde, as farmácias desempenham um papel importante na dispensação e fornecimento de medicamentos, administração de medicamentos, incluindo as vacinas e serviços de saúde ao público. É importante garantir a função contínua das farmácias durante a pandemia da covid-19. Durante a pandemia, a equipe da farmácia pode minimizar o risco de exposição ao vírus que causa o covid-19 e reduzir o risco para os clientes usando os princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social”, argumenta a Nota Técnica.

A Anvisa orienta que as farmácias que oferecem o exame por meio de coleta de amostra do trato respiratório superior, como as realizadas por meio de swab, sigam recomendações de biossegurança em relação à infraestrutura.

O documento orienta como as farmácias tenham separação física dos corredores de acesso; portas de acesso dupla com fechamento automático; ar de exaustão não recirculante e fluxo de ar negativo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Vídeo: 'Menino Maluquinho' de 2 anos fica com panela presa na cabeça
Brasil
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
Brasil
Covid: Cantor de Caneta Azul lança 'Vamos Vacinar’
Brasil
Filho precisou abrir cova para enterrar pai; coveiro foi encontrado bêbado
Brasil
Voo para buscar vacina contra Covid-19 na Índia é adiado em um dia
Brasil
Mesmo prometendo a Bolsonaro, Trump não visitou Brasil
Brasil
Vídeo: falta oxigênio em hospitais de Manaus para pacientes com Covid
Brasil
A partir de 1º de janeiro, aposentaria terá reajuste de 5,45%
Brasil
Despedida de Maguito terá velório drive-thru e cortejo em carro aberto
Brasil
Vídeo: Após aborto malsucedido, mãe sufoca bebê com sacola plástica até a morte

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio