O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Nova York nos estados Unidos onde realizou o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas e teve encontros com líderes mundiais, entre eles, Joe Biden com quem o Brasil fez uma parceria inédita pelos direitos dos trabalhadores.
"É um sinal de que as coisas estão mudando, de que Estados Unidos e Brasil vão trabalhar mais juntos. A gente quer crescer juntos economicamente. A gente quer mais investimento americano no Brasil. Ele quer mais investimento aqui. A gente quer mais comércio e isso só é possível a gente conversando”, afirmou Lula
Na ocasião ocorreu o lançamento conjunto entre Brasil e Estados Unidos da Parceria pelo Direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Nova York.
Biden alinhou-se ao pensamento de Lula ao ressaltar ser fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras conquistem melhores remunerações. “Essa ideia está no cerne da minha visão econômica de fazer a nossa economia crescer do centro para fora e de baixo para cima. Não queremos que só uma classe se saia bem. Deixe-me ser claro: sejam os trabalhadores automotrizes ou da área que for, os lucros sem precedentes devem se traduzir em salários mais altos”, disse Biden.
Lula e Zelensky conversam sobre paz em Nova York

O presidente Lula se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na tarde de ontem (20), à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). Foi o primeiro encontro reservado entre os dois líderes desde a posse de Lula, em janeiro de 2023.
"Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países", comentou Lula
Durante a reunião, os presidentes conversaram sobre maneiras de aprofundar as relações entre os dois países e também falaram sobre a importância de se encontrar uma solução que leve à paz no conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
“Os presidentes instruíram suas equipes a continuarem em contato e o presidente Lula disse que um representante continuará participando das reuniões do Processo de Copenhague, para discutir possibilidades de paz”, explicou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em um resumo à imprensa.
Lula se encontra com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde
Ainda ontem, Lula se encontrou com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. Foi o penúltimo compromisso da viagem oficial de Lula para participação na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Esse foi o primeiro encontro presencial entre os dois. Lula também conversou com o diretor da OMS sobre o papel do SUS, decisivo no enfrentamento da pandemia no Brasil, e a necessidade de se reforçar o sistema de cooperação mundial na área de saúde como forma de facilitar o acesso da população aos medicamentos e imunizantes, melhorar o atendimento básico e promover hábitos de vida mais saudáveis.
Além do presidente Lula, participaram do encontro a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Lula e Santiago Penã tratam sobre integração entre Brasil e Paraguai

O último compromisso de Lula na viagem foi com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Foi o quinto encontro entre os dois mandatários. Os três primeiros aconteceram após a eleição de Santiago Peña, no fim de abril. Lula também compareceu à posse do presidente paraguaio, em agosto.
Na reunião, os dois presidentes falaram sobre questões de integração entre os países, em especial o acordo sobre a Usina de Itaipu que está em negociação.
Outras obras que aumentam a conectividade entre Brasil e Paraguai também foram abordadas, como as do corredor bioceânico, que facilitará o fluxo de mercadorias, e a conclusão da ponte entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Embraer assina acordos sobre "carro voador" com empresa aérea da Arábia

Caixa suspende pagamento do DPVAT por 'falta de recursos'

Deputado quer eliminar pontos facultativos e transferir feriados para domingos

Simone Tebet é cotada para substituir Flávio Dino em meio a mudanças no STF

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 26 milhões neste sábado

Petrobras sinaliza retomada de fábrica em Três Lagoas

Na presidência do G20, Lula instala Comissão Nacional em cerimônia no Planalto

Ação de candidato do PSOL contra deputado e associação pró armas é indeferida pela Justiça

JD1TV: Empresa investigada pela morte de Ana Benevides se pronuncia pela primeira vez
