Novos instrumentos de cooperação jurídica e econômica entre o Brasil e a Índia foram anunciados pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que assinou os decretos e uma mensagem presidencial na segunda-feira (13), às vésperas de uma missão oficial à Nova Delhi, prevista para ocorrer entre os dias 15 e 17 de outubro.
Entre as ações tomadas, destaca-se a promulgação do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), assinado em 2020 e ratificado pelo Congresso Nacional em setembro de 2025. O ACFI, que entra em vigor em 21 de dezembro de 2025, visa incentivar os investimentos bilaterais e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável entre os dois países.
Outro decreto firmado por Alckmin busca resolver um problema comum a investidores de ambos os países: a dupla tributação. O novo acordo, que moderniza a Convenção sobre Bitributação e Evasão Fiscal de 1988, visa eliminar ou reduzir a tributação duplicada e prevenir práticas fiscais abusivas que entrará em vigor para o Brasil em 18 de outubro de 2025.
Além dos decretos, o governo brasileiro também formalizou um acordo para a troca e proteção de informações classificadas, visando fortalecer a segurança nacional e a cooperação entre os dois países em áreas sensíveis.
Como parte das celebrações da visita de Narendra Modi ao Brasil, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também concedeu o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao primeiro-ministro da Índia, uma homenagem já anunciada por Luiz Inácio Lula da Silva durante a visita de Estado de Modi ao Brasil, em julho deste ano.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Presidente Lula e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi (Ricardo Stuckert/PR)



