O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, nesta terça-feira (4), em Puerto Iguazú, província de Misiones, na Argentina. Na ocasião, o Brasil receberá do governo argentino a presidência temporária do bloco econômico, com mandato até o fim de 2023.
A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), explicou que o evento é um ponto importante na reconstrução das relações diplomáticas e parcerias com nossos vizinhos mais próximos, iniciada a partir da posse do presidente Lula.
Uma vez na presidência, o Brasil irá organizar o fórum social, o fórum empresarial e a próxima cúpula do bloco em território nacional.
"Essa cúpula é particularmente relevante para nós porque, em primeiro lugar, o Brasil assume a presidência pro tempore num contexto de retomada de prioridade da integração, então não é uma presidência rotineira, é a prioridade concedida pelo governo aos processos de integração, começando pela volta à Celac, a realização da cúpula sul-americana e agora o Mercosul, fundamental para o desenvolvimento dos nossos países", disse a embaixadora.
Durante a cúpula, os presidentes dos países do Mercosul (Alberto Fernández, da Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Mário Abdo Benítez, do Paraguai e Luiz Lacalle Pou, do Uruguai) vão debater, além do acordo com a União Europeia, um possível tratado com a Associação Europeia de Comércio Livre (AECL), grupo de países do continente que não participam do bloco europeu – Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein –, e outro com Singapura.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comissão vai debater união civil homoafetiva, alvo de projeto de proibição

Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính visita o Brasil após 15 anos

Projeto que proíbe casamento homoafetivo pode ser arquivado

TSE começa a julgar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Decreto aprova acordo de produções audiovisuais entre Brasil e África do Sul

Morre Walewska Oliveira, ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica

Faustão volta a ser internado após transplante de coração

Biden, Zelensky e Santiago Penã; veja os encontros de Lula em Nova York

STF pode formar hoje maioria contra marco temporal
