Menu
Busca sexta, 29 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Setembro Amarelo - Set23
Brasil

Brasil teve 2,15 milhões de hectares queimados no primeiro semestre de 2023

Biomas Amazônia e Cerrado foram os mais atingidos no período

25 julho 2023 - 17h40Brenda Leitte, com Agência Brasil
Gov Educação Mobile - Set23

No primeiro semestre deste ano, 2,15 milhões de hectares foram queimados no Brasil, revela mapeamento feito pelo MapBiomas Brasil, uma rede colaborativa formada por organizações não governamentais (ONGs), universidades e empresas de tecnologia, que produz um relatório sobre a cobertura e uso da terra. Segundo o mapeamento, isso significou queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se for considerada apenas a região da Amazônia, no entanto, as queimadas aumentaram 14% em relação ao último ano. De acordo com o MapBiomas, a Amazônia foi o bioma com a maior área queimada no semestre, com 1,45 milhão de hectares devastados em 2023, o que corresponde a 68% de toda a área queimada do Brasil nesse período.

Em segundo lugar, vem o Cerrado, com 639 mil hectares, o que representou 30% sobre o total de área queimada no país e aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2022.

“A área queimada no primeiro semestre de 2023 no Cerrado está dentro da média dos últimos anos, com destaque para ações de queimas prescritas que são realizadas nesse período como parte da estratégia de prevenção de incêndios florestais do MIF (Manejo Integrado do Fogo). Porém, a área queimada em junho foi maior do que nos meses anteriores, porque o período de seca no bioma está só começando. A situação pode se agravar ainda mais com a chegada do fenômeno El Niño”, diz, em nota, a coordenadora operacional do MapBiomas Fogo, Vera Arruda, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

De toda a área queimada no primeiro semestre deste ano no país, 84% eram de vegetação nativa, a maioria em formações campestres. Segundo o MapBiomas, as pastagens se destacaram entre os tipos de uso agropecuário, representando 8,5% de toda a área queimada.

O relatório revelou ainda que, na Mata Atlântica (10.220 hectares) e no Pantanal (13 mil hectares), a área queimada no primeiro semestre deste ano foi a menor dos últimos cinco anos.

A Caatinga seguiu a tendência de queda, com a área queimada no primeiro semestre inferior à dos anos anteriores, com 818 hectares atingidos. Já no Pampa foram queimados 7 mil hectares.

Roraima

Quase metade da área queimada no país entre janeiro e junho deste ano esteve concentrada em um único estado da Amazônia: Roraima, principalmente nas cidades de Normandia, Pacaraima e Boa Vista.

Só neste estado, foram queimados 1 milhão de hectares no primeiro semestre deste ano. Em seguida, apareceram os estados de Mato Grosso (258 mil hectares) e do Tocantins (254 mil hectares). Juntos, os três estados respondem por 82% da área queimada total no período.

Junho

Apesar de os dados semestrais terem mostrado relativa estabilidade, os números do mês de junho mostraram avanço nas queimadas em relação ao ano passado. Pelo relatório, os 543 mil hectares queimados no mês passado estão 203% acima da área queimada em maio de 2023. Segundo o relatório, a vegetação nativa respondeu por 81% da área queimada em junho.

O bioma com maior área queimada no mês de junho foi o Cerrado, com 425 mil hectares, seguido pela Amazônia, com 102 mil hectares.

As unidades de conservação que lideraram o ranking de áreas queimadas no mês de junho foram a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional dos Campos Amazônicos e o Parque Nacional do Araguaia.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Gov Educação Mobile - Set23

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Lula e presidente da Bolívia acertam próximas etapas para construção no rio Mamoré
Brasil
PF cumpre mandado contra general da reserva em fase da Lesa Pátria
Brasil
Governo federal visita regiões afetadas por tempestades no RS
Brasil
Lula defende urgência na redução das desigualdades no mundo
Brasil
STF deve definir hoje tese final do julgamento sobre marco temporal
Brasil
Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança
Brasil
Brasil estende concessão de visto temporário e autorização de residência de afegãos
Brasil
Comissão vai debater união civil homoafetiva, alvo de projeto de proibição
Brasil
Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính visita o Brasil após 15 anos
Brasil
Projeto que proíbe casamento homoafetivo pode ser arquivado

Mais Lidas

Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Polícia
Após perder a filha em acidente, jovem morre três meses depois em Campo Grande
Clima
'O pior está por vir': Onda de calor continua em outubro, aponta previsão
Clima
Calor aumenta e termômetro marca 55ºC em Corumbá