O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (5) a compra de 2.500 unidades de fomepizol, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol. A aquisição foi feita junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com fornecimento vindo do Japão. A previsão é que as doses cheguem ao Brasil na próxima semana.
Padilha destacou que o objetivo é ampliar o acesso ao tratamento em meio ao aumento de casos de intoxicação por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. “O ministério já firmou a aquisição e a previsão de chegada desse outro antídoto na próxima semana. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, também o fomepizol”, afirmou.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o número de notificações de intoxicação por metanol subiu para 127 em todo o país, com 11 casos confirmados em laboratório.
Doze mortes estão relacionadas: uma confirmada em São Paulo e outras 11 em investigação (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 em MS). Na sexta-feira (3), Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram seus primeiros casos suspeitos.
Além do fomepizol, o governo federal também garantiu o fornecimento de etanol farmacêutico, usado no tratamento de intoxicações. Já foram adquiridas 4.300 unidades, e mais 12 mil ampolas produzidas por indústria nacional devem ser entregues na próxima semana. O ministério ainda negocia a compra de outras 60 mil unidades.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Novo serviço do GOV.BR avisa usuários sobre prazo do passaporte

Alckmin celebra retirada de tarifas com cautela, "há distorção que precisa ser corrigida"

Relator quer votar MP que garante continuidade do Gás do Povo ainda este ano

ONU cobra ajustes e COP30 amplia esquema de segurança em Belém

Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025

Gabarito do Enem 2025 deve sair nesta quinta-feira

Polícia Federal prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

Celular explode no bolso e fere mãos e pernas de monitora em escola

Turismo internacional no Brasil alcança marca recorde com 7,8 milhões de visitantes só esse ano


Ministro Alexandre Padilha durante anúncia (Piauí)



