A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados vai realizar na terça-feira (26) audiência pública para debater o Projeto de Lei 580/07, que permite a duas pessoas do mesmo sexo constituírem união homoafetiva por meio de contrato em que disponham sobre suas relações patrimoniais.
Esse projeto foi apresentado pelo ex-deputado Clodovil Hernandes (SP) e tramita apensado a outra proposta (PL 5167/09), que pretende proibir que relações entre pessoas do mesmo sexo sejam equiparadas ao casamento ou a entidade familiar.
Parecer
O parecer do relator na Comissão de Previdência, deputado Pastor Eurico (PL-PE), é pela rejeição do projeto do ex-deputado Clodovil e pela aprovação do PL 5167/09, do ex-deputado Capitão Assumção (ES).
Desde 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união homoafetiva como núcleo familiar, equiparando as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres.
Requerimento
O autor do requerimento para realização da audiência é o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que é favorável ao reconhecimento da união homoafetiva. Segundo ele, a decisão do STF aplica outros princípios constitucionais ao caso, como: dignidade da pessoa humana; proibição da discriminação; pluralismo como valor sócio-político-cultural; liberdade e autonomia da vontade do indivíduo para dispor da própria sexualidade; direito à intimidade e à vida privada; e promoção do bem de todos como objetivo constitucional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministro anuncia R$ 200 bilhões a setores de biocombustíveis e baixo carbono

JD1TV: Ciro Gomes dá tapa na cara de homem após ser chamado de 'bandido'

Afundamento do solo diminui para 0,3 cm por hora em Maceió

Concurso Público Unificado será realizado em quatro municípios de MS em 2024

Ao assumir G20, Brasil lança site trilíngue e passa a administrar redes sociais do bloco

Justiça eleitoral condena cidadão por instalação de outdoor pró-Bolsonaro em MS

Passageiros de MS presos nos atos antidemocráticos são citados em relatório da CPI

Jogo do Tigre: cassinos invadem sites de prefeituras na busca por visibilidade

Embraer assina acordos sobre "carro voador" com empresa aérea da Arábia
