Segundo ela, os conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e os conselhos tutelares não têm condições favoráveis para atuar, e as varas criminais especializadas em crimes cometidos contra crianças e adolescentes ainda não foram implantadas. “Não temos uma política de atendimento especializado voltada para as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes,” destaca a secretária-geral do Cecria.
Ela ressalta, porém, que também houve conquistas nos 23 anos do estatuto. “Tivemos avanços nas políticas setoriais, como um plano nacional de enfrentamento da violência sexual que deu visibilidade às diversas formas de violência a que crianças e adolescentes brasileiras são submetidos. Esse plano tem pautado as políticas públicas nesta área e inclusive foi redefinido neste ano.”
A secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, concorda que o estatuto trouxe grandes avanços, mas diz que o atendimento ao menor vítima de exploração sexual e a responsabilização dos autores de crimes contra menores ainda precisam ser melhorados.
“O atendimento psicossocial à criança ou ao adolescente vítima de violência sexual pode ser muito demorado. O Brasil precisa ampliar o número de delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e aumentar a eficiência do sistema no que se refere à responsabilização dos crimes”, afirma Karina. Segundo ela, o estatuto trouxe um novo olhar para a criança e o adolescente como sujeitos de direito. “Temas que eram pouco falados, como o trabalho infantil e a violência sexual, passaram a ter visibilidade e programas específicos.”
Leila e Karina enfatizam a necessidade de alocação de mais recursos no orçamento público para ações voltadas a esse público. “É preciso garantir a prioridade absoluta prevista na Constituição Federal, inclusive no orçamento público”, diz a secretária-geral do Cecria.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Internacional
Em Conferência na França, Lula garante ampliar cobertura de áreas marinhas protegidas

Brasil
Tributação de títulos de renda e maior cobrança das bets é alternativa ao IOF

Brasil
Explosão de carro em posto de combustíveis no Rio de Janeiro deixa um morto e um ferido grave

Brasil
Brasil investiga 10 novos casos suspeitos de gripe aviária; nenhum em granjas comerciais

Brasil
Mais três marcas de azeite são proibidas de serem vendidas pela Anvisa

Brasil
Colisão entre ambulância que carregava pacientes e caminhão deixa quatro mortos

Brasil
Zambelli teve ajuda de R$ 285 mil em 'vaquinha' antes de sair do país

Brasil
Lula anuncia aporte de R$ 825,7 milhões ao Fundo Amazônia

Brasil
"Inadmissível", diz Lula sobre ameaças dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes

Brasil