Menu
Busca terça, 26 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Setembro Amarelo - Set23
Brasil

Ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence morre aos 85 anos

Ao longo da carreira, magistrado presidiu o Supremo Tribunal Federal, o TSE e foi procurador-geral da República

02 julho 2023 - 13h15Sarah Chaves, com informações da CNN e O Globo
Sebrae Informe Publicitario

Morreu neste domingo (2),  José Paulo Sepúlveda Pertence, aos 85 anos , ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. A família informou que ele estava internado na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o velório ocorrerá nesta segunda-feira (3), a partir das 10h (horário de Brasília), no salão branco do STF. O enterro está programado para às 16h30, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, na capital federal.

Antes de ocupar uma cadeira no STF, Sepúlveda Pertence foi procurador-geral da República entre 1985 e 1987. Ele foi indicado à Suprema Corte pelo ex-presidente José Sarney em maio de 1989 e exerceu o cargo de ministro por mais de 18 anos até sua aposentadoria, em agosto de 2007. Ele presidiu a Corte entre 1995 e 1997, substituindo o ex-ministro Octavio Gallotti.

Sepúlveda Pertence também foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 1993 e 1994 e entre 2003 e 2005.

Durante o processo eleitoral de 2022, Sepúlveda foi um dos 12 ex-ministros do STF que assinaram a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”.

A família do ex-ministro divulgou nota lamentando a morte.

Não se perde só um homem público, se foi nosso pai, o melhor que poderíamos ter. Perdemos, também, o melhor avó dos nossos filhos, a melhor referência das nossas vidas. Todas as nossas escolhas tiveram como base os ensinamentos que ele nos passou, desde os primeiros anos de nossas vidas. Pai, avó, sogro, amigo, obrigado por tudo, ficamos aqui cheios de gratidão por tudo e por tanto”, diz a nota.

Pelas redes sociais, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes lamentaram a morte de Sepúlveda Pertence.

"Pertence, um dos mais brilhantes juristas do país, chegou ao STF um pouco depois da promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Teve presença marcante e altamente simbólica no dia a dia da Corte ao longo dos anos. Grande defensor da democracia, notável na atuação jurídica em todos os campos a que se dedicou, deixa uma lacuna imensa e grande tristeza no coração de todos nós", declarou Rosa Weber.

Sepúlveda Pertence foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento.”, publicou Gilmar Mendes.

“O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepúlveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares.”, disse Alexandre de Moraes.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Sebrae Informe Publicitario

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Comissão vai debater união civil homoafetiva, alvo de projeto de proibição
Brasil
Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính visita o Brasil após 15 anos
Brasil
Projeto que proíbe casamento homoafetivo pode ser arquivado
Brasil
TSE começa a julgar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade
Brasil
Decreto aprova acordo de produções audiovisuais entre Brasil e África do Sul
Brasil
Morre Walewska Oliveira, ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica
Brasil
Faustão volta a ser internado após transplante de coração
Brasil
Biden, Zelensky e Santiago Penã; veja os encontros de Lula em Nova York
Brasil
STF pode formar hoje maioria contra marco temporal
Brasil
Número de mortos após chuvas e enchentes no RS sobe para 49

Mais Lidas

Polícia
Após 3 horas de busca, Bombeiros encontram corpo de Kauan em Campo Grande
Cidade
Pai não sabia que filho foi para riacho: 'não era para ele estar aqui'
Internacional
Imagens fortes: Vídeo mostra homem sendo triturado por máquina
Justiça
Estaca zero: Justiça anula liminar e tutores voltam a ser multados em condomínio