Menu
Menu
Busca terça, 14 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Brasil

Famílias atingidas por vazamento da Transpetro não voltam para casa

Defesa Civil diz que ainda não há data prevista para o retorno

28 abril 2019 - 14h44Da redação com informações da Agência Brasil

A dona de casa Fernanda Pacheco, mãe da menina Ana Cristina Pacheco Luciano, de 9 anos, vítima do vazamento de gasolina de um duto da Transpetro, no Parque Amapá, Duque de Caxias, acompanha a filha no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, desde o dia 26, quando a menina foi internada.

Muito abatida, Fernanda relatou que a filha ainda inspira cuidados. “Ela continua correndo risco. Está na mesma situação. Eu não saio daqui”, disse. “Não tem como explicar a dor que a gente sente.”

A volta das famílias às suas casas, no Parque Amapá, foi adiada porque a empresa não liberou o local. O retorno dos moradores estava previsto para hoje, de acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município. O sub-secretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, disse que ainda não há data prevista para ocorrer.

A Transpetro continua trabalhando na região e informou que profissionais e muitos recursos estão sendo empregados no local. “As equipes estão concentradas no recolhimento do produto vazado, na remoção do solo contaminado e no monitoramento permanente de toda a região. Uma unidade especializada em atendimento à fauna foi instalada na área”, informou.

De acordo com a Transpetro, o vazamento foi controlado no mesmo dia e já vem sendo feito o reparo no dut. A quantidade de produto vazado foi de 236.9 m³. A empresa disse que está prestando a assistência necessária às famílias vizinhas ao local da ocorrência, que foram deslocadas para um hotel da região.

O trabalho recebeu apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Entre os recursos mobilizados estão caminhões-vácuo, escavadeira hidráulica, ambulância, barreiras absorventes e de contenção, drone e uma unidade móvel de operações”, apontou na nota.

A Transpetro afirmou que colabora com as investigações das autoridades e que a maior preocupação é com a segurança das famílias, diante de intervenções criminosas nos dutos que podem trazer riscos à comunidade, como incêndios e explosões.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina contra doença
Saúde
São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Foto: Folha de São Paulo
Brasil
Publicado reajuste de benefícios e contribuição do INSS
Oito pessoas morreram em deslizamentos de terra registrados em vários pontos da cidade
Brasil
Temporal em Minas Gerais deixa 7 mortos e 4 desaparecidos
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
Brasil
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Brasil
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Ponte desabou e deixou várias pessoas desaparecidas
Brasil
Marinha usa drones aéreos e embarcações na busca por desaparecidos no Tocantins
Foto: Reprodução/Metrópoles
Brasil
Promotor instaura procedimento para o MP investigar acidente de avião em Ubatuba
Defensores públicos veem iniciativa de Aras como uma ameaça ao acesso à Justiça para as pessoas pobres e vulneráveis
Justiça
STF diz que Assembleia pode ter votação secreta para conselheiros do TCE
Sogro de mulher que fez o bolo envenenado no RS, também consumiu arsênio
Brasil
Sogro de mulher que fez o bolo envenenado no RS, também consumiu arsênio
Avião da tragédia em Ubatuba era de fazendeiro acusado de sonegação fiscal em MS
Polícia
Avião da tragédia em Ubatuba era de fazendeiro acusado de sonegação fiscal em MS

Mais Lidas

Caso aconteceu dentro da DERF
Polícia
AGORA: Investigador da Polícia Civil morre em delegacia da Capital
"Parece um frango de padaria": vídeo picante de Gracyanne Barbosa vaza na internet
Geral
"Parece um frango de padaria": vídeo picante de Gracyanne Barbosa vaza na internet
Youssif Domingos que assume a Secretaria de Governo da Capital
Política
Youssif assume Secretaria de Governo da Capital
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos