Moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo receberam na madrugada desta sexta-feira (14), do Google, um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).
O alerta chegou nos celulares que usam o sistema operacional Android, do Google. A Universidade de São Paulo (USP) disse que o alarme é falso. A Universidade de Brasília (UnB) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo disseram não ter registro do tremor.
"Nesse momento está sendo apurado de onde partiu esse alerta, qual origem, para que a gente possa minimizar ou mitigar futuros alertas dessa forma que possam confundir a população paulista”, disse a major Michele César, diretora da divisão de respostas da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Segundo o Google, o Sistema de Alertas de Terremotos do Android usa, na maior parte do mundo, os próprios celulares dos usuários para detectar os tremores e enviar os alertas.
Essa detecção é feita por meio dos acelerômetros, que são que são chips que podem detectar vibrações e velocidade.
Quando o acelerômetro indica algo que o telefone "acha que pode ser um terremoto", esse telefone envia automaticamente (sem necessidade de o usuário fazer nada) um alerta para o servidor de detecção do Google, junto com a localização aproximada de onde teria ocorrido o terremoto
"O servidor então combina informações de muitos telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo. Essa abordagem usa os mais de 2 bilhões de telefones Android em todo o mundo como mini sismógrafos [aparelhos usados para a monitorar tremores de terra]", diz o Google.
Não é assim em todo o mundo. Nos estados americanos Califórnia, Washington e Oregon, o Google usa os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, do governo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Funcionários da Petrobras aprovam greve de 24 horas em defesa do trabalho remoto

Lula assina criação do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México

Próximo sorteio da Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 14,5 milhões

Criança de 4 anos leva cocaÃna para escola e distribui aos colegas em MG

Ministério das Comunicações lançará 'Plano Nacional de Radiodifusão'

Senado quer derrubar exigência de visto a cidadãos da Austrália, Canadá, EUA e Japão

ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos

Lentidão da Justiça é o maior problema apontado à Ouvidoria do CNJ

Preso um dos maiores assaltantes de bancos do paÃs
