Menu
Menu
Busca segunda, 24 de março de 2025
TJMS Mar25
Brasil

Google emite falso alerta de terremoto no litoral de SP e assusta brasileiros

O aviso chegou para os celulares que usam o sistema operacional Android

14 fevereiro 2025 - 10h11Brenda Assis     atualizado em 14/02/2025 às 11h25
Kampai

Moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo receberam na madrugada desta sexta-feira (14), do Google, um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).

O alerta chegou nos celulares que usam o sistema operacional Android, do Google. A Universidade de São Paulo (USP) disse que o alarme é falso. A Universidade de Brasília (UnB) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo disseram não ter registro do tremor.

"Nesse momento está sendo apurado de onde partiu esse alerta, qual origem, para que a gente possa minimizar ou mitigar futuros alertas dessa forma que possam confundir a população paulista”, disse a major Michele César, diretora da divisão de respostas da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Segundo o Google, o Sistema de Alertas de Terremotos do Android usa, na maior parte do mundo, os próprios celulares dos usuários para detectar os tremores e enviar os alertas.

Essa detecção é feita por meio dos acelerômetros, que são que são chips que podem detectar vibrações e velocidade.

Quando o acelerômetro indica algo que o telefone "acha que pode ser um terremoto", esse telefone envia automaticamente (sem necessidade de o usuário fazer nada) um alerta para o servidor de detecção do Google, junto com a localização aproximada de onde teria ocorrido o terremoto

"O servidor então combina informações de muitos telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo. Essa abordagem usa os mais de 2 bilhões de telefones Android em todo o mundo como mini sismógrafos [aparelhos usados para a monitorar tremores de terra]", diz o Google.

Não é assim em todo o mundo. Nos estados americanos Califórnia, Washington e Oregon, o Google usa os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, do governo.

Reportar Erro
Kampai

Deixe seu Comentário

Leia Também

Petrobras
Brasil
Funcionários da Petrobras aprovam greve de 24 horas em defesa do trabalho remoto
Palácio do Itamaraty
Brasil
Lula assina criação do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México
Foto: Reprodução
Brasil
Próximo sorteio da Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 14,5 milhões
Criança de 4 anos leva 16 papelotes de cocaína para escola de Itamonte
Brasil
Criança de 4 anos leva cocaína para escola e distribui aos colegas em MG
Secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch
Brasil
Ministério das Comunicações lançará 'Plano Nacional de Radiodifusão'
Foto: Claudio Luiz Castro
Brasil
Senado quer derrubar exigência de visto a cidadãos da Austrália, Canadá, EUA e Japão
Dias foram bastante quente no ano passado
Brasil
ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos
Plenário do CNJ -
Justiça
Lentidão da Justiça é o maior problema apontado à Ouvidoria do CNJ
Denis era procurado pelos crimes em bancos
Brasil
Preso um dos maiores assaltantes de bancos do país
Rose Modesto e o presidente do Senado Davi Alcolumbre -
Política
Rose Modesto é nomeada para cargo estratégico no Senado

Mais Lidas

Foto: Whatsapp/JD1
Polícia
JD1TV AGORA: Adolescentes ficam gravemente feridos após colisão com caminhão na Capital
Perícia e Polícia Civil estiveram no local
Polícia
Mulher é encontrada morta e nua dentro de casa no Aero Rancho
Motorista de aplicativo é colocada em porta-malas durante roubo na Vila Carlota
Polícia
Motorista de aplicativo é colocada em porta-malas durante roubo na Vila Carlota
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Polícia
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho