Menu
Busca terça, 25 de janeiro de 2022
(67) 99647-9098
Governo - conta energia
Brasil

Indígena de 8 anos é a 1ª criança vacinada contra a covid-19 no país

Ele recebeu a dose em uma cerimônia simbólica realizada hoje (14) no Hospital das Clínicas de São Paulo

14 janeiro 2022 - 13h50Sarah Chaves, com Agência Brasil

A primeira criança na faixa de 5 a 11 anos de idade a ser vacinada no país foi Davi, o indígena xavante de 8 anos que mora em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo.

Ele recebeu a dose em uma cerimônia simbólica realizada hoje (14) no Hospital das Clínicas de São Paulo, com a presença do governador de São Paulo, João Doria.

Davi tem deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas. Ele tomou a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech, o único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em crianças de 5 a 11 anos. A vacina é feita especialmente para esse público: a dosagem é menor do que a que está sendo aplicada em adultos.

Em entrevista online, transmitida durante o evento, o pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse ele. “Será seguro quando as aulas voltarem”, acrescentou.

Inicialmente serão vacinadas crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas. Depois a vacinação deve seguir por ordem decrescente, iniciando pelas crianças de 11 anos.

O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer chegou ontem (13) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), contendo 1,2 milhão de doses. Esse lote está sendo distribuído para todo o país. Até o final deste mês, o Brasil deve receber um total de 4,3 milhões de doses desse imunizante.

Em Mato Grosso do Sul as doses devem chegar no final da tarde desta sexta-feira (14). A SES também divulgou no Diário Oficial desta sexta-feira (14), a Resolução Nº 07/CIB/SES, em que informa que a vacinação em crianças acontecerá de forma decrescente iniciando a partir dos 11 anos de idade até chegar às crianças de 5 anos de idade.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os pais ou responsáveis deverão estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. "Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito que poderá ser retirada nas secretarias municipais de saúde".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Dupla coloca fogo no helicóptero do Ibama durante ataque
Brasil
Liderando ranking, média anual de raios no país deve subir de 77,8 para 100 milhões
Brasil
Família de Marília Mendonça autoriza lançamento de feat com Naiara Azevedo
Brasil
Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos e terá novas regras; confira
Brasil
CBF vai exigir vacinação contra Covid dos atletas em competições nacionais
Brasil
Mega-Sena sorteia R$ 22 milhões neste sábado
Brasil
Avião que transportava cantor Bruno faz pouso de emergência
Brasil
Menina de 2 anos morre após se afogar em piscina de plástico
Brasil
BBB22: Após vazar vídeo íntimo, polícia pede à Justiça medida protetiva para Natália
Brasil
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 16 milhões

Mais Lidas

Polícia
Mulher é encontrada morta em motel de luxo da Capital
Polícia
Médico de MS morre em praia da Bahia
Polícia
Perita teria recebido visita antes de ser encontrada morta em motel de luxo
Polícia
JD1TV: Mulher encontrada morta em motel de luxo era agente do Imol