Relembrando o dia em que os edifícios que abrigam os Três Poderes foram invadidos em 8 de janeiro de 2023, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou os envolvidos como “falsos patriotas” e “falsos religiosos”, durante seu discurso em cerimônia na Corte que relembra um ano dos atos.
“Falsos patriotas que não respeitam os símbolos da pátria. Falsos religiosos que não cultivam o bem, a paz e o amor. Desmoralizaram Deus e a bandeira nacional”, afirmou.
“Uma espécie de alucinação coletiva. Milhares de pessoas, aparentemente comuns, insufladas por falsidades, teorias conspiratórias, sentimentos antidemocráticos e rancor. Foram transformadas em criminosas, aprendizes de terroristas.”
O presidente do STF afirmou ainda que a Corte vai manter viva a memória dos atos de 8 de janeiro para que episódios semelhantes não se repitam. “Jamais esqueceremos”, afirmou.
A declaração foi feita durante a abertura da exposição “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, no STF. A solenidade marca um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes. De acordo com a Corte, a exposição é voltada à preservação da memória institucional do Supremo e mostra cenas que simbolizam tanto a resistência diante da retomada das atividades do tribunal quanto os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio.
Participaram do evento os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado

Receita Federal faz leilão com iPhones, carro e joias

Resolução do Cofen estabelece regras para prescrição por enfermeiros

Inmetro recomenda atenção na compra do bebê conforto

Quadrilha que vendia dinheiro falso pela internet é alvo de operação da Polícia Federal

Governo Lula pode perder cerca de 20 ministros com candidaturas em 2026

Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta

Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta

Fim da escala 6x1 pode aumentar produtividade, diz Boulos


O ministro do STF, Luís Roberto Barroso (Carlos Moura/SCO/STF)



