Depois da reunião no Itamaraty, agentes de segurança do presidente venezuelano e a serviço do Gabinete de Segurança Institucional da presidência brasileira agrediram jornalistas na noite desta terça-feira (30). A confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa
Na saída do evento, houve tumulto quando alguns presidentes pararam para conceder entrevista à imprensa. Uma das jornalistas agredida foi Delis Ortiz, repórter da TV Globo.
Em nota, o MRE “lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”. A Secom afirmou, também em nota, que “se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas. Todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita.”
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) lamentou os incidentes ocorridos e cobrou que os órgãos governamentais “apurem eventuais abusos cometidos contra os profissionais da imprensa”, além de ser disponibilizada infraestrutura adequada, como púlpito, para o exercício do trabalho dos jornalistas em eventos desse porte.
A Rede Globo repudiou o ato de violência e aguarda a adoção de providências e punição aos responsáveis.
De acordo com o governo, o objetivo do encontro foi estreitar laços comerciais e políticos com as nações vizinhas do Brasil. Maduro é alvo de críticas durante sua passagem pelo Brasil em razão da crise econômica, política e social na Venezuela.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões

Brasil e Índia ampliam validade de vistos de visita para dez anos

Bolsonaro é transferido para Papudinha por determinação de Moraes

Goleiro Bruno cancela encontro com filho após exigências da avó materna

Resultado preliminar de cotas do CNU2 poderá ser consultado na sexta (16)

Deputado de MS propõe que trabalhador recolha os próprios encargos trabalhistas

Com filme brasileiro e Wagner Moura, Globo de Ouro bate recordes de audiência

Humap-UFMS lidera ranking de elogios do Poder Executivo Federal pelo quarto ano consecutivo

Toffoli cita "fartos indícios" de novos crimes de dono do Banco Master

Confusão aconteceu no Itamaraty (Henrique Lessa/CB/D.A. Press)



