Menu
Menu
Busca quinta, 12 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Brasil

Justiça Federal encaminha ao STF investigação de dinheiro atribuído a Geddel

Geddel foi preso preventivamente em 3 de julho na Operação Cui Bono

13 setembro 2017 - 17h29Agência Brasil

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara de Brasília, decidiu hoje (13) remeter ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação sobre o montante de R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal (PF) em um apartamento em Salvador, atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Em sua decisão, o magistrado argumentou que há sinais de provas do envolvimento do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA), irmão de Geddel, e que podem levar ao indiciamento do parlamentar pelo crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com o magistrado, embora não existam indícios de participação do deputado “nos fatos anteriores à apreensão dos valores, até agora somente vinculados às pessoas de Geddel Vieira e Gustavo Pedreira, o certo é que a partir de agora, diante da existência de sinais de provas capazes de levá-lo a eventual indiciamento no delito de lavagem de dinheiro, delito este que até o que se sabe possui relação com o anterior (fraudes na Caixa Econômica Federal – Operação “Cui Bono)”,

Até então o caso era analisado pela Justiça Federal em Brasília, porém o juiz Vallisney de Souza disse que a ação não poderia prosseguir, “sem antes haver uma cognição pelo Supremo Tribunal Federal sobre todos as questões referentes aos procedimentos diretos e circunstanciais a esta apuração.”

O magistrado pede que o STF decida sobre a competência da Justiça Federal para apurar o envolvimento de Lúcio Vieira Lima e se ela deve se dar de forma conjunta ou, “do contrário,
se deve haver desmembramento para a investigação da autoridade com foro no STF por prerrogativa de função em apartado dos demais possíveis envolvidos”.

Geddel foi preso preventivamente em 3 de julho na Operação Cui Bono, por suspeita de que estaria agindo para atrapalhar as investigações. No dia 13 do mesmo mês, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região concedeu ao ex-ministro o direito de cumprir prisão domiciliar em sua residência, em Salvador.

No dia 8, o ex-ministro foi preso novamente em Salvador e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, na capital federal, três dias após a PF ter encontrado os R$ 51 milhões em um apartamento de um amigo do político. O dinheiro apreendido já foi depositado em conta judicial.

Segundo a Polícia Federal, parte do dinheiro seria resultante de um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013. Entre março de 2011 e dezembro de 2013, a vice-presidência de Pessoa Jurídica da instituição era ocupada por Geddel Vieira Lima.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reprodução
Brasil
Anvisa manda recolher lotes de fórmula infantil Alfamino
Thales Machado
Brasil
Secretário de governo mata filho e morre em seguida no sul de Goiás
Piloto foi preso antes de um voo no aeroporto de Congonhas
Brasil
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio
Brasil
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio
Farmácia do SUS
Saúde
Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE
Vídeo: Empurrão em discussão entre Sol e Ana Paula gera pedido de expulsão no BBB
Brasil
Vídeo: Empurrão em discussão entre Sol e Ana Paula gera pedido de expulsão no BBB
Desembargador Divoncir Schreiner Maran -
Justiça
CNJ condena desembargador de MS à aposentadoria compulsória por soltar traficante
Alexandre Magno Benites de Lacerda - Foto: Álvaro Botelho (Secom/CNMP)
Justiça
Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público
Marco Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça
Brasil
STJ determina afastamento de Marco Buzzi por suspeita de importunação sexual
Foto: Jorge Silva/Reuters
Brasil
Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico

Mais Lidas

Reprodução /
Polícia
VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido
Fachada UPA
Justiça
Adriane apela ao TJ para cobrar IPTU mais caro e fala em risco de desabastecimento na saúde
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Política
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo