Menu
Busca quinta, 30 de novembro de 2023
(67) 99647-9098
Camera Zap Nov23
Brasil

Lula avança em tratativas para acordo entre Mercosul e União Europeia

Aprovado em 2019, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor

21 novembro 2023 - 12h50Sarah Chaves, com informações do Planalto

Por telefone na tarde desta segunda-feira (20), o Luiz Inácio Lula da Silva tratou com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos. “Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, informou a assessoria.

A finalização do acordo também foi tratada recentemente em conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

A presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Embraer assina acordos sobre "carro voador" com empresa aérea da Arábia
Brasil
Caixa suspende pagamento do DPVAT por 'falta de recursos'
Política
Deputado quer eliminar pontos facultativos e transferir feriados para domingos
Brasil
Simone Tebet é cotada para substituir Flávio Dino em meio a mudanças no STF
Brasil
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 26 milhões neste sábado
Brasil
Petrobras sinaliza retomada de fábrica em Três Lagoas
Brasil
Na presidência do G20, Lula instala Comissão Nacional em cerimônia no Planalto
Justiça
Ação de candidato do PSOL contra deputado e associação pró armas é indeferida pela Justiça
Brasil
JD1TV: Empresa investigada pela morte de Ana Benevides se pronuncia pela primeira vez
Política
Congresso decide se derruba veto de Lula ao marco temporal das terras indígenas

Mais Lidas

Geral
Fiel denuncia casos de abuso sexual e omissão dentro da El Shaddai
Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Polícia
Homem que matou e estuprou mãe e filhas queria roubar a casa no Mato Grosso
Justiça
"Prisão banalizada", diz advogado de adjunto da educação