Por telefone na tarde desta segunda-feira (20), o Luiz Inácio Lula da Silva tratou com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos. “Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, informou a assessoria.
A finalização do acordo também foi tratada recentemente em conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.
A presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.
Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Embraer assina acordos sobre "carro voador" com empresa aérea da Arábia

Caixa suspende pagamento do DPVAT por 'falta de recursos'

Deputado quer eliminar pontos facultativos e transferir feriados para domingos

Simone Tebet é cotada para substituir Flávio Dino em meio a mudanças no STF

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 26 milhões neste sábado

Petrobras sinaliza retomada de fábrica em Três Lagoas

Na presidência do G20, Lula instala Comissão Nacional em cerimônia no Planalto

Ação de candidato do PSOL contra deputado e associação pró armas é indeferida pela Justiça

JD1TV: Empresa investigada pela morte de Ana Benevides se pronuncia pela primeira vez
