Menu
Menu
Busca sábado, 24 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Brasil

Lula comanda última reunião ministerial e celebra conquistas de 2023

Durante o encontro, os ministros compartilham resultados e abordam temas prioritários para 2024

20 dezembro 2023 - 13h38Sarah Chaves, com informações do Planalto

Titulares ou representantes de todos os ministérios e líderes de governo participam, nesta quarta-feira (20), da última reunião ministerial do ano no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro é pautado pelo balanço das ações de 2023, na intenção de identificar pontos fortes e áreas passíveis de aprimoramento. 

Na abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma avaliação positiva do período. Segundo ele, a retomada das políticas sociais importantes, o resgate do prestígio do Brasil no exterior, os bons números da economia e a aprovação de leis importantes no Congresso abrem um horizonte promissor para 2024. 

"Em janeiro de 2023, poucas pessoas no mundo acreditavam que a gente pudesse chegar no final do ano do jeito que estamos chegando. Estamos chegando numa situação muito boa, não é excepcional, porque sempre queremos mais, mas acho que chegamos numa situação excepcional se a gente levar em conta a realidade que nós pegamos nesse país", afirmou o presidente na fala que abriu o encontro.

Nos números gerais da economia, o Brasil termina o ano com crescimento estimado de 3%, de volta ao grupo das dez principais economias, segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional, com inflação nos últimos 12 meses dentro da meta estipulada, saldo de quase 2 milhões de empregos formais no ano e um número recorde de brasileiros trabalhando com carteira assinada, segundo dados de outubro do Novo Caged. 

Durante a reunião, a intenção é que os ministros compartilhem resultados e abordem temas prioritários para 2024, fortalecendo a equipe na condução de políticas públicas que façam o Brasil crescer economicamente. 

Lula ainda fez menção a um avanço do país no campo do agronegócio. O setor teve um ano com safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas. As exportações fecharam o primeiro semestre com valor acumulado inédito de US$ 82,80 bilhões. No período, o Governo Federal conseguiu a abertura de 74 novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros nas Américas, Ásia, África, Oceania e Europa. "

"O que está acontecendo hoje é um pouco daquilo que foi plantado, aquilo que a gente dizia desde o começo. Para você ter uma boa governança, você precisa ter credibilidade, você precisa ter estabilidade política, estabilidade jurídica, estabilidade social, e você tem que ter uma coisa chamada previsibilidade. Ninguém quer enganar ninguém. A gente quer um país que dê tudo certo para todos", afirmou o presidente. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comando Militar do Oeste (CMO) - Foto: Vinícius Santos
Geral
Nascidos em 2008 já podem fazer o alistamento militar; para mulheres, é opcional
Arena da Baixada  Estádio do Atlético Paranaense
Brasil
Estádios podem ter setor exclusivo para mulheres, crianças e pessoas com deficiência
Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde será celebrada a missa de comemoração
Brasil
Brasil e Santa Sé celebram 200 anos de relações diplomáticas
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil
INSS abre agências no fim de semana para compensar suspensão de atendimentos
Sede da Anvisa
Brasil
Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado
 Superintendência da Receita Federal, em Brasília
Brasil
Receita Federal faz leilão com iPhones, carro e joias
Resolução do Cofen estabelece regras para prescrição por enfermeiros
Brasil
Resolução do Cofen estabelece regras para prescrição por enfermeiros
Inmetro divulgou recomendações sobre a compra da cadeirinha
Brasil
Inmetro recomenda atenção na compra do bebê conforto
Imagem de agentes da Polícia Federal
Polícia
Quadrilha que vendia dinheiro falso pela internet é alvo de operação da Polícia Federal
Presidente Lula em sua última reunião ministerial de 2025, na Granja do Torto
Política
Governo Lula pode perder cerca de 20 ministros com candidaturas em 2026

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Ilustrativa
Polícia
Mulher lava calçada 5h da manhã e leva surra da vizinha na Moreninha
Depca cumpriu o mandado de prisão
Polícia
Pastor é preso em flagrante por estuprar duas enteadas e a própria filha na Capital
Dinheiro sujo
Polícia
Homem pega R$ 500 com agiota, para de pagar e é ameaçado de morte: 'hoje eu te pego'