O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (24), ao encerrar sua visita à Indonésia, que espera um encontro tranquilo e produtivo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para domingo (26). Segundo Lula, o objetivo é fortalecer o diálogo entre os dois países e construir uma relação “civilizatória”, baseada em cooperação e respeito mútuo.
O presidente destacou que não haverá restrição de temas nas conversas bilaterais. Lula pretende abordar assuntos como conflitos internacionais, comércio, minerais estratégicos e meio ambiente. “Não existe assunto proibido entre o Brasil e os Estados Unidos”, afirmou, reforçando a importância de um diálogo amplo entre as duas maiores democracias do Ocidente.
Entre as pautas prioritárias, Lula pretende contestar as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, como carne e café. Ele afirmou que as taxas, de até 50%, foram estabelecidas de forma equivocada e têm prejudicado também os consumidores norte-americanos. O presidente quer apresentar dados que comprovem o superávit comercial dos EUA com o Brasil nos últimos 15 anos.
Lula também disse que discutirá temas ligados a sanções e direitos humanos, defendendo a soberania do Brasil e o respeito às suas instituições. Criticou ações unilaterais dos Estados Unidos na América Latina, especialmente no combate às drogas, e defendeu que qualquer operação internacional respeite a Constituição e a soberania dos países envolvidos.
Ao encerrar sua fala, o presidente destacou que o encontro com Trump deve transmitir uma mensagem de harmonia e cooperação global. Após a Indonésia, Lula segue para a Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da ASEAN. O Brasil busca ampliar laços políticos e comerciais com o Sudeste Asiático, região que já representa 20% do superávit da balança comercial brasileira.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio

Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE

Vídeo: Empurrão em discussão entre Sol e Ana Paula gera pedido de expulsão no BBB

CNJ condena desembargador de MS à aposentadoria compulsória por soltar traficante

Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público

STJ determina afastamento de Marco Buzzi por suspeita de importunação sexual

Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico

CNJ conclui plano de trabalho para prevenir e mitigar erros judiciais no Brasil

Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil

Presidente Lula no encerramento de sua visita à Indonésia (Ricardo Stuckert/PR)



