Menu
Busca quinta, 21 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Brasil

Lula faz discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira

Esta será a oitava vez que o presidente brasileiro iniciará a solenidade do evento

19 setembro 2023 - 09h00Sarah Chaves

Em Nova York desde sábado (16), o presidente Lula realiza o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, a partir das 9h (MS) desta terça-feira (19). A transmissão será ao vivo no link.

Entre os temas a serem abordados pelo presidente Lula durante sua intervenção aos líderes mundiais está a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. O modelo atual, criado depois da Segunda Guerra Mundial, tem afirmado o presidente, não representa mais a geopolítica do século 21.

"O que a gente quer é criar novos mecanismos e que tornem o mundo mais igual do ponto de vista das decisões políticas, sabe, por exemplo, eu vou repetir a questão do Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes. Por que que o Brasil não pode entrar? Por que que a Índia não pode entrar? Por que que a África do Sul não pode entrar? Por que que não pode entrar a Alemanha? Por que que não pode entrar a Índia? Quem é que disse que os mesmos países que foram colocados lá em 1945 continuem lá?", questionou durante participação no programa "Conversa com o Presidente".

Esta será a oitava vez que o presidente Lula abrirá uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Na quarta-feira, 20/9, Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem lançará uma iniciativa global para promoção do trabalho decente. A agenda de compromissos do presidente também incluirá eventos ligados à ONU, reuniões bilaterais com outros líderes e representantes de entidades internacionais.

COMITIVA 

Sete ministros brasileiros estão em Nova York para participar de encontros e eventos relacionados à agenda da Assembleia Geral e à margem do evento, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

Outros cinco ministros e representantes de ministérios, que não fazem parte da delegação oficial, também estão nos Estados Unidos cumprindo agendas oficiais.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Faustão volta a ser internado após transplante de coração
Brasil
Biden, Zelensky e Santiago Penã; veja os encontros de Lula em Nova York
Brasil
STF pode formar hoje maioria contra marco temporal
Brasil
Número de mortos após chuvas e enchentes no RS sobe para 49
Brasil
Primeira gasolina carbono neutro no Brasil é anunciada pela Petrobras
Brasil
Parceria inédita do Brasil e E.U.A defenderá direitos dos trabalhadores
Brasil
STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas
Brasil
Com decisão de Mendonça, ex-assessor de Bolsonaro falta à CPMI
Brasil
Mega-Sena pode pagar R$ 14,5 milhões de premiação nesta terça-feira
Brasil
Adolescente indígena morre após ser estuprada e afogada em pântano

Mais Lidas

Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Política
Direita raiz pode ficar sem candidato na Capital
Geral
Kayky Brito passa por fisioterapia e fonoaudiologia