Menu
Menu
Busca sábado, 14 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Brasil

Lula veta calendário de emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

Presidente manteve regra que limita o bloqueio em emendas de comissão, que não são impositivas

02 janeiro 2024 - 11h11Sarah Chaves, com informações do Planalto e o Globo

O presidente Lula da Silva, sancionou com veto nesta terça-feira (2), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que serve para base da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), com parâmetros fundamentais para a alocação de recursos dentro das metas e objetivos do Plano Plurianual (PPA).

Lula barrou um calendário que previa a liberação de emendas parlamentares. A medida foi articulada por congressistas que desejam ter um controle maior sobre os rumos do orçamento. O relatório aprovado em dezembro no Congresso previa que emendas impositivas, de pagamento obrigatório, precisariam ser empenhadas até o dia 30 de junho deste ano. 

Ao vetar o calendário, o governo avaliou que a medida serviria para "aumentar a rigidez na gestão orçamentária e financeira e dificultar a gestão das finanças públicas". "O cronograma estabelecido extrapolaria a finalidade deste projeto de lei, ao prever as medidas necessárias à análise e à verificação de impedimentos, com vistas a viabilizar a execução dos montantes previstos na Constituição, incidindo sobre o cronograma de execução orçamentária e financeira das despesas, que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, compete ao Poder Executivo federal", justificou a Presidência.

A meta de zerar o déficit fiscal em 2024 foi mantida por Lula. Há ainda a possibilidade de a meta ser revista em março, quando está prevista uma reavaliação do orçamento.

Por outro lado, Lula manteve uma regra que limita o bloqueio em emendas de comissão, que não são impositivas e devem ser usadas para negociações políticas.

De acordo com a LDO, as emendas de comissão só poderão ser contingenciadas no limite proporcional ao que for cortado das demais despesas discricionárias do país. Dessa forma, o governo não poderia contingenciar o quanto quer. Ainda assim, foi vetada uma regra que determinava que os valores para esse tipo de emenda tivessem no mínimo 0,9% da Receita Corrente Líquida de 2022, o que representaria R$ 11 bilhões.

O presidente também vetou outro trecho que proibia que a União repassasse recursos do Orçamento a cinco itens: invasão ou ocupação de propriedades rurais privadas; ações ligadas ao que identifica como incitantes de "opções sexuais diferentes do sexo biológico"; que atentem contra "o conceito de família tradicional; cirurgias em crianças e adolescentes para mudança de sexo; e realização de aborto, exceto em casos previstos em lei.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mergulhadores iniciaram imediatamente as buscas na área do acidente
Brasil
Naufrágio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas
Empresas precisam se enquadrar nas regras
Brasil
Hoje é o último dia para empresas se adequarem ao ECA Digital
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
Brasil
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
A viagem consolida uma agenda que une diplomacia econômica, segurança alimentar e inteligência artificial
Brasil
Brasil mira diplomacia do agro e da IA em missão presidencial na Índia e Coreia do Sul
Ministros - Foto: Reprodução / Flickr / STF
Justiça
'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli
Ministro Dias Toffoli
Brasil
Pressão cresce e Toffoli deixa relatoria sobre o Banco Master
Reprodução
Brasil
Anvisa manda recolher lotes de fórmula infantil Alfamino
Thales Machado
Brasil
Secretário de governo mata filho e morre em seguida no sul de Goiás
Piloto foi preso antes de um voo no aeroporto de Congonhas
Brasil
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio
Brasil
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio

Mais Lidas

Paulo Bial Torres, o
Justiça
'Paulinho Metralha' enfrenta júri popular hoje por assassinato a tiros em Campo Grande
SAMU atendeu a vítima
Polícia
Homem é esfaqueado, mas se nega a passar detalhes para a polícia no Caiobá
General Mario Fernandes
Justiça
Exército diz ao STF que general pode receber visita íntima na prisão
Autoridades se encontram pelo local
Polícia
AGORA: Morador de rua é esfaqueado e morre em frente a hospital no centro da Capital