Menu
Menu
Busca quinta, 16 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Brasil

MP da Liberdade Econômica tem efeito imediato

A Medida Provisória foi assinada na terça-feira por Bolsonaro

01 maio 2019 - 15h25Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou na terça-feira (30), a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica, que estabelece normas gerais para garantir a livre iniciativa de negócios no país, de forma desburocratizada.

A MP permite que empreendimentos considerados de baixo risco sejam desenvolvidos sem depender de qualquer ato de liberação pela administração pública. Na prática, atividades econômicas que não oferecem risco sanitário, ambiental e de segurança não vão precisar mais de licenças, autorizações, registros ou alvarás de funcionamento.

"Nós buscamos isso, num linguajar meu, usado há muito tempo, que é tirar o estado do cangote [de quem quer produzir], é traduzido agora num trabalho maravilhoso dessa equipe econômica e também da Casa Civil, que vai, no meu entender, ajudar muita gente no Brasil, em especial aquele empreendedor", disse o presidente no discurso de assinatura da medida. A MP da Liberdade Econômica terá validade de até seis meses, mas precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional para se converter em lei. 

A definição da atividade que se enquadre como de baixo risco caberá aos municípios. Na ausência de definição, será válida a listagem federal a ser editada pelo presidente da República ou pelo Comitê Gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, a regulamentação deve ocorrer em até 60 dias. 

"O governo recuará para que os cidadãos possam avançar. O ato que nós firmamos hoje é símbolo deste novo Brasil, este Brasil que começou a deixar para trás tudo aquilo que atrapalha a vida das pessoas e que impede a prosperidade do nosso país", afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo ele, a MP cumpre um compromisso de campanha do presidente, que era desburocratizar os negócios no país. 

De acordo com a medida, as atividades econômicas de baixo risco poderão ser desenvolvidas em qualquer horário ou dia da semana, desde que não causem danos ao meio ambiente, respeitem normas de direito de vizinhança, não gerem poluição sonora, nem perturbem o sossego da população, e observem a legislação trabalhista. 

"A questão principal é se a atividade gera risco, e não o tamanho da empresa. Você pode ter empresa pequena, de alto risco, e que precisa passar por um processo de licenciamento e alvará. Se não oferece risco para a sociedade, o Estado não precisa intervir, este é o conceito que está por trás da MP. Vou dar um exemplo: atividade de corte e costura, de sapateiro, loja de roupas, não oferece risco à sociedade. Vamos deixar de exigir que essas atividades tenham alvará, autorização, licenciamento, para que o Estado possa focar sua energia nas atividades de médio e alto risco, que realmente oferecem risco para a sociedade", explicou Paulo Uebel.

"A gente está tirando o ato de liberação, [mas] a fiscalização continua completamente de pé", afirmou o diretor federal de Desburocratização, Geanluca Lorenzon. Ele ressaltou, porém, que a atuação de órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária na parte de fiscalização continua como está. 

A norma também reafirma a liberdade de preços no mercado, desde que não seja uma atividade regulada ou com participação do estado. Outra medida definida pela MP é a liberação tácita de atividades caso a administração pública não responda o empreendedor nos prazos fixados.

"Quando esse prazo, fixado pelo próprio governo, não for respeitado, cria-se a figura da aprovação tácita, que já existe em muitos países desenvolvidos, é uma prática comum. O governo tem autonomia para fixar o prazo, mas, uma vez fixado o prazo, ele é obrigado a cumprir, se não existe uma aprovação tácita. Evidentemente, isso não vai se aplicar para atividade de alto risco que possam causar danos à sociedade", explicou Uebel.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

O programa foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Lula lança 'Mais Professores para o Brasil' e pagará R$ 1.050 a estudantes de licenciatura
Nora suspeita de envenenar bolo, levou pastel para a sogra internada
Brasil
Nora suspeita de envenenar bolo, levou pastel para a sogra internada
Vacina contra doença
Saúde
São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Foto: Folha de São Paulo
Brasil
Publicado reajuste de benefícios e contribuição do INSS
Oito pessoas morreram em deslizamentos de terra registrados em vários pontos da cidade
Brasil
Temporal em Minas Gerais deixa 7 mortos e 4 desaparecidos
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
Brasil
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Brasil
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Ponte desabou e deixou várias pessoas desaparecidas
Brasil
Marinha usa drones aéreos e embarcações na busca por desaparecidos no Tocantins
Foto: Reprodução/Metrópoles
Brasil
Promotor instaura procedimento para o MP investigar acidente de avião em Ubatuba
Defensores públicos veem iniciativa de Aras como uma ameaça ao acesso à Justiça para as pessoas pobres e vulneráveis
Justiça
STF diz que Assembleia pode ter votação secreta para conselheiros do TCE

Mais Lidas

Homem de 54 anos preso em flagrante suspeito de estuprar um adolescente em Blumenau
Polícia
Adolescente de 14 anos é estuprado em banheiro de supermercado
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Polícia
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana
Clima
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana