O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (9) à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. De acordo com a acusação, Lula “integrou um esquema que vendia a promessa” de interferências no governo federal para beneficiar empresas.
De acordo com a denúncia, as investigações apuraram que Lula, seu filho, e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen na prorrogação de incentivos fiscais em uma medida provosória para prorrogação de incentivos fiscais para montadora de veículos. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.
A operação investigou a manipulação de processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – órgão colegiado do Ministério da Fazenda, última instância administrativa dos processos fiscais. É a ele que os contribuintes recorrem para contestar multas. De acordo com as investigações, empresas de advocacia e consultorias influenciavam e corrompiam integrantes do Carf. Dessa forma, manipularam trâmite e resultado de processos e julgamentos envolvendo empresas interessadas em anular ou diminuir os valores dos autos de infrações emitidos pela Receita Federal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adesão a Programa Litígio Zero é prorrogada até 31 de maio

Consumo de carne bovina no Brasil atinge menor nível em 18 anos

É bom de aposta? Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

Taxa de desocupação fica em 8,6% em fevereiro

Caixa conclui pagamento de março do novo Bolsa Família

Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP

STF forma maioria contra prisão especial para quem tem curso superior

Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo

JD1TV: Bolsonaro volta e já está em Brasília
