Menu
Menu
Busca sábado, 14 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Brasil

Mulher Yanomami fotografada morre em estado grave de desnutrição

Vítima era da comunidade Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais

22 janeiro 2023 - 17h14Brenda Leitte

Morreu a mulher Yanomami fotografada em estado grave de desnutrição, costelas aparentes e corpo debilitado. A morte dela foi divulgada neste domingo (22) pela associação Urihi. Ela era da comunidade Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais e casos de dezenas de crianças doentes. 

Ao informar o óbito, a associação pediu que a imagem dela não seja mais compartilhada, em respeito à cultura Yanomami. 

"Durante a visita a comunidade Kataroa, nesta última semana, recebemos a informação que a senhora Yanomami da imagem, veio a óbito por conta do seu grave estado de desnutrição. Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela", pediu a Urihi, que tem como presidente o ativista e líder indígena Júnior Hekurari Yanomami. 

A foto mulher foi divulgada em dezembro do ano passado pela Urihi junto à outras imagens que denunciavam a crise sanitária na saúde do povo Yanomami. 

A imagem mostrava a vítima com o corpo debilitado, enquanto era sustentada em pé por uma agente de saúde ao pesá-la numa balança. 

Ao pedir que as pessoas não compartilhem mais a imagem da vítima, Hekurari disse entender a importância de levar ao mundo a situação drástica, no entanto, a cultura do luto deve ser respeitada. 

"Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa. Queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas. Estamos vivenciando uma crise humanitária, e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento", reforçou. 

Hekurari também presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY) e acompanha equipes do Ministério da Saúde nos atendimentos emergenciais que têm sido feitos desde o dia 16. 

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária, em meio ao avanço do garimpo ilegal. 

Por conta desse agravamento, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência e acionou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) - ação voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Empresas precisam se enquadrar nas regras
Brasil
Hoje é o último dia para empresas se adequarem ao ECA Digital
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
Brasil
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
A viagem consolida uma agenda que une diplomacia econômica, segurança alimentar e inteligência artificial
Brasil
Brasil mira diplomacia do agro e da IA em missão presidencial na Índia e Coreia do Sul
Ministros - Foto: Reprodução / Flickr / STF
Justiça
'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli
Ministro Dias Toffoli
Brasil
Pressão cresce e Toffoli deixa relatoria sobre o Banco Master
Reprodução
Brasil
Anvisa manda recolher lotes de fórmula infantil Alfamino
Thales Machado
Brasil
Secretário de governo mata filho e morre em seguida no sul de Goiás
Piloto foi preso antes de um voo no aeroporto de Congonhas
Brasil
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio
Brasil
Após Gaga e Madonna, Shakira é confirmada como atração do Todo Mundo no Rio
Farmácia do SUS
Saúde
Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE

Mais Lidas

Paulo Bial Torres, o
Justiça
'Paulinho Metralha' enfrenta júri popular hoje por assassinato a tiros em Campo Grande
SAMU atendeu a vítima
Polícia
Homem é esfaqueado, mas se nega a passar detalhes para a polícia no Caiobá
Foto: TJMS
Justiça
TJMS cria regras para padronizar denúncias de tortura e maus-tratos
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital