Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Presidente do BC diz que reforma da Previdência é necessária para reduzir juros

25 março 2017 - 07h34Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse hoje (24) que as reformas estruturais, incluindo a da Previdência, são importantes para a redução dos juros e o crescimento econômico. Ao falar na aula inaugural do curso de graduação em economia da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (EPGE-FGV), Goldfajn afirmou que a política econômica em curso no país está na direção certa e que há sinais de estabilização que podem levar à recuperação da economia. Para Goldfajn, a reforma da Previdência poderá ajudar o país a alcançar uma taxa de juros neutra, que incentive o crescimento da economia sem gerar inflação.

A projeção para o último trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses do ano passado, indica crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas em um país) perto de 2,5%, com expectativa de expansão maior em 2018. “De fato, [a economia] está andando ”, disse. “A gente não está mais andando para trás. As políticas não estão gerando distorções. Estamos no caminho certo.”

O papel do Banco Central é trazer a inflação para a meta definida pelo governo, de 4,5% atualmente, que a instituição procura atingir usando instrumentos clássicos, como a redução ou oO aumento da taxa básica de juros (Selic) no curto prazo. Nesse sentido, Goldfajn disse que a ancoragem de expectativas é relevante. “Não adianta olhar para o passado. A política monetária tem que olhar para a inflação para a frente.”

Goldfajn disse que, no meio do ano, o país poderá ter inflação mais baixa que a meta, mas ressaltou que depois a taxa deve subir novamente. “A inflação hoje está ancorada. Em consequência disso, pode-se começar o processo de flexibilização da política monetária, que significa baixar os juros”, explicou Goldfajun. Segundo ele, esse processo “é muito diferente de flexibilizar e tentar ancorar depois”.

Taxa de juro neutra

O presidente do BC acrescentou que não sabe para onde vai a taxa de juros neutra estrutural da economia, porque isso depende de outros fatores, de fazer melhor as coisas em vários aspectos. De acordo com Goldfajn, o avanço para juros menores depende da realização das reformas, de ajustes, de redução do risco país, da eficiência do Banco Central e do próprio sistema financeiro.

Goldfajn disse que está se buscando crescimento da produtividade, perspectivas boas para a política fiscal e eficiência na alocação de recursos via sistema financeiro, entre outros elementos. Ele sustentou que as reformas, inclusive a da Previdência, são relevantes para a taxa neutra estrutural de juro da economia, o que vai deixar a inflação na meta por um longo prazo.

Para ele, a política monetária está fazendo o seu papel, mas depende das reformas macroeconômicas, que reduzem o risco  país e estimulam o crescimento, e das reformas microeconômicas, que melhoram o ambiente de negócios. Investir é ioutro ponto essencial para o Brasil voltar a crescer, acrescentou.

O Banco Central construiu uma agenda BC+, que tem dois eixos. Um é a meta da inflação; o outro, é o sistema financeiro e sua eficiência. Goldfajn disse que essa agenda para os próximos anos tem alguns pilares. O primeiro é a cidadania financeira, que visa a incorporar as pessoas que entraram no mercado bancário por meio da educação financeira. O segundo aborda uma legislação mais moderna, que inclui a lei de autonomia do BC, por exemplo. Para que o sistema financeiro seja mais eficiente, Goldfajn disse que é preciso reduzir custos.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mais 29 casos do 8 de janeiro são votados no STF
Brasil
STF condena mais 14 pessoas envolvidas em atos antidemocráticos de 8/1
Presidente Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron
Brasil
Lula e Macron assinam atos em Brasília nesta quinta-feira
Governo federal registra déficit de R$ 58,4 bilhões em fevereiro
Economia
Governo federal registra déficit de R$ 58,4 bilhões em fevereiro
Avião da PF -
Brasil
Suspeito de mandar matar Marielle é transferido para presídio federal de Campo Grande
Manifestação contra  PLP 12/2024 -
Cidade
Motoristas de App em Campo Grande protestam contra regulamentação de Lula
Caso Marielle: Câmara avalia hoje manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão
Política
Caso Marielle: Câmara avalia hoje manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão
Polícia Civil /
Brasil
Grupo do "golpe dos nudes" é alvo de operação policial no Rio Grande do Sul
Novos preços passam a valer dia 3 de abril
Brasil
Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril
PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle
Brasil
PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle
Caso Marielle ainda está sem definição
Brasil
Envolvimento de delegado surpreende famílias de Marielle e Anderson

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow