Menu
Busca quinta, 16 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Brasil

Saga de neto que largou tudo para cuidar da avó vira livro

14 junho 2014 - 13h32Via Terra
Nilva de Lourdes Aguzzoli completaria 80 anos em fevereiro deste ano, mas viveu apenas até dezembro. Morando em Porto Alegre e sofrendo do Mal de Alzheimer, no entanto, ela teve um final de vida alegre e agitado. Alegre, graças à dedicação do neto Fernando Aguzzoli Peres, 22 anos. E agitado porque ele decidiu dividir os momentos de convivência com a avó com milhares de internautas no Facebook.

Para fazê-lo com a obstinação que o momento pedia, Peres tomou uma decisão corajosa: deu uma pausa na faculdade de Filosofia e no trabalho.

“Só assim, eu poderia retribuir o que ela havia feito por mim no passado. Quando fiz isso, optei por levar aquele momento com bom humor, já que não havia alternativa, pois o Mal de Alzheimer não tem cura. Resolvi compartilhar nosso cotidiano bem-humorado no Facebook, iniciando o projeto Vovó Nilva”, diz Peres, que agora se dedica à continuação dessa história, em livro: Quem, eu? que deve chegar às prateleiras ainda neste semestre.

No Facebook, Vovó Nilva continua presente, com posts do neto dedicado. São 54 mil fãs da página, que hoje abriga conteúdos sobre o Mal de Alzheimer, serviços aos idosos, histórias de esperança e muitos memes da terceira idade. Há ainda passagens de Nilva e Peres juntos, principalmente diálogos cômicos, a grande sacada da página.

“O que aprendi com minha avó nesse período não há experiência ou graduação que compense”, diz ele. A dedicação, no entanto, também foi alvo de críticas: “Muitos me criticaram dizendo que ela já havia vivido sua vida e que eu estava recém iniciando a minha. Eu ficava bravo com esse tipo de comentário, pois dar as costas a minha avó seria o mesmo que dar as costas ao meu futuro ou mesmo ao passado”.

Exemplo para outras famílias
“Vi que eu e minha avó podíamos, de alguma forma, servir como exemplo para muitas famílias. Divertíamo-nos muito gravando vídeos, tirando fotos e lendo os comentários. No período em que a vó esteve hospitalizada e veio a falecer, recebi milhares de mensagens de força e, sem dúvida, foi no que me apoiei para seguir em frente com o projeto”, diz Peres.

Hoje ele recebe mensagens que relatam uma mudança nos cuidados com idosos, a partir da página. “Gratificante por demais! Os internautas compartilham suas histórias, dão dicas, agradecem, perguntam... É um canal onde há uma troca de informação, mas também há um exemplo de relação que deve ser multiplicada no país”, explica o estudante, que ainda prepara um portal. “Pretendo mudar a forma como o brasileiro e o governo brasileiro veem o Alzheimer e, a partir do lançamento do livro, fomentarei a discussão sobre Alzheimer e o envelhecimento no Brasil.”
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Butantan finaliza entrega da Coronavac ao Ministério da Saúde
Brasil
Bebê é picado por cobra jararaca no quintal da avó
Vídeos
Vídeo: Inês Brasil é ‘expulsa’ de “A Fazenda” e viraliza nas redes sociais
Brasil
Sortudo pode levar prêmio de R$ 3 milhões hoje
Brasil
Pelé tem alta da UTI e segue em recuperação
Brasil
Vídeo - Unidos pelo crime: Casal é flagrado assaltando a farmácia Pague Menos
Brasil
Correios fazem leilão de 61 mil objetos
Brasil
Fiocruz retoma entrega de vacinas da AstraZeneca com 1,7 milhão de doses
Brasil
Covid: Universidade aponta que Brasil registra menor taxa de transmissão em 2021
Brasil
Justiça autoriza Suzane Richthofen a sair da prisão para estudar

Mais Lidas

Polícia
Corpo é encontrado esquartejado em sacos de lixo
Geral
Ao vivo: Bebê transmite mãe tomando banho no Facebook
Polícia
Jovem é presa por morder enfermeira na UPA do Coronel Antonino
Polícia
Mulher agredida com barra de ferro em espetinho no Aero Rancho contesta versão dada pelo dono