A Lei que acrescenta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente permitindo o direito ao acompanhamento psicológico e conscientização sobre a saúde mental, foi sancionada e publicada nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União.
De acordo com a alteração, será garantida a avaliação do profissional de saúde no pré-natal e no puerpério para assistência psicológica à gestante, à parturiente e à puérpera que receberá encaminhamento de acordo com o prognóstico.
Também fica determinado que estabelecimentos de saúde públicos e privados desenvolvam atividades de conscientização sobre a saúde mental da mulher durante a gravidez e o puerpério.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), relatora do projeto no Senado, lembrou que já há a previsão legal de que é incumbência do poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe. O projeto, na visão da senadora, detalha e amplia expressamente essa determinação, para que não haja risco de interpretações que excluam a assistência psicológica.
Ela lembrou que durante a gravidez e após o nascimento do bebê, as mulheres podem apresentar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, psicose pós-parto, transtorno de pânico e fobias. Segundo a senadora, cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das mulheres no pós-parto sofrem de algum desses problemas, especialmente a depressão.
A Lei aprovada pelo presidente Lula, entra em vigor após decorridos 180 dias de sua publicação oficial.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sob risco de afundamento, Maceió pode contratar operação de crédito de US$ 40 milhões

Senado aprova bolsa de qualificação para população em situação de rua

Brasil terá 13 cidades-sede das reuniões temáticas do G20

Após acidente, Cristiano diz que Zé Neto está em observação, mas que está "tudo bem"; vídeo

Apreensões em MS desencadeiam Operação Dakovo contra tráfico de armas na América do Sul

Defesa Civil confirma aceleração do afundamento do solo de mina em Maceió

Ministro anuncia R$ 200 bilhões a setores de biocombustíveis e baixo carbono

JD1TV: Ciro Gomes dá tapa na cara de homem após ser chamado de 'bandido'

Afundamento do solo diminui para 0,3 cm por hora em Maceió
