Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, foi preso pela Polícia Federal durante a manhã desta quarta-feira (9) na operação que investiga a possibilidade de interferência no segundo turno das eleições presidenciais no ano passado.
Ele foi detido em sua residência em Florianópolis, em Santa Catarina, e está sendo conduzido para sede do órgão em Brasília.
Silvinei comandava o órgão na época em que Jair Bolsonaro era presidente do país. Segundo divulgado em nota pela Polícia Federal, integrantes da PRF teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro.
Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país.
A o operação cumpre nesta quarta pelo menos 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva - de Silvinei, que foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.
A operação conta com o apoio da Corregedoria Geral da PRF, que determinou ainda a oitiva de 47 policiais rodoviários federais.
Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal Brasileiro, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato, do Código Eleitoral Brasileiro.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula e presidente da Bolívia acertam próximas etapas para construção no rio Mamoré

PF cumpre mandado contra general da reserva em fase da Lesa Pátria

Governo federal visita regiões afetadas por tempestades no RS

Lula defende urgência na redução das desigualdades no mundo

STF deve definir hoje tese final do julgamento sobre marco temporal

Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança

Brasil estende concessão de visto temporário e autorização de residência de afegãos

Comissão vai debater união civil homoafetiva, alvo de projeto de proibição

Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính visita o Brasil após 15 anos
