O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Abu Dhabi, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, a quinta-feira (27) que confirmou a vinda ao Brasil do presidente da COP-28, Sultan Ahmed al-Jaber, para participar da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará.
O presidente Lula convidou igualmente o presidente dos Emirados Árabes para visitar o Brasil. O emir agradeceu o convite e afirmou que deverá realizar a visita oficial em 2024, após a COP-28.
Durante a conversa, os dois falaram sobre os desafios trazidos pelas mudanças climáticas, a proteção ao meio ambiente e a transição energética, entre outros assuntos que serão debatidos durante a COP-28, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças do clima, que será realizada no fim do ano, em Dubai.
O presidente Lula havia se encontrado com o dirigente emirático em visita oficial ao país, em abril, e com o presidente da COP-28 no fim de junho, em Paris, França, antes do discurso do presidente brasileiro no encerramento do evento “Power Our Planet”.
Cúpula da Amazônia
O evento em Belém, nos próximos dias 8 e 9 de agosto, vai reunir representantes dos oito países sul-americanos que compartilham a floresta amazônica – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, além de Congo, República Democrática do Congo e Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais, e outros países convidados.
Segundo o presidente Lula, a intenção do encontro é balizar a discussão que será levada à COP-28. “O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram 100 bilhões de dólares em 2009 e até hoje não saiu”, afirmou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula e presidente da Bolívia acertam próximas etapas para construção no rio Mamoré

PF cumpre mandado contra general da reserva em fase da Lesa Pátria

Governo federal visita regiões afetadas por tempestades no RS

Lula defende urgência na redução das desigualdades no mundo

STF deve definir hoje tese final do julgamento sobre marco temporal

Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança

Brasil estende concessão de visto temporário e autorização de residência de afegãos

Comissão vai debater união civil homoafetiva, alvo de projeto de proibição

Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính visita o Brasil após 15 anos
