Menu
Menu
Busca quarta, 11 de fevereiro de 2026
Brasil

Temer defende desarmamento nuclear e pacificação para promover segurança

Presidente conclamou para que países se unam em torno de ações de combate ao terrorismo, também rechaçou o racismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação

19 setembro 2017 - 12h09Da redação com Assesoria

O desarmamento nuclear e a pacificação entre os países foram defendidos pelo presidente da República, Michel Temer, durante a abertura do debate geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19).

Temer dedicou boa parte do seu discurso ao tema e condenou os recentes testes nucleares e missilísticos na Península Coreana ao afirmar que “é urgente definir encaminhamento pacífico para situação cujas consequências são imponderáveis.”

O presidente disse que, nesta quarta-feira (20), assinará o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares e reforçou o papel do Brasil como país que abriu mão de possuir armas nucleares.

Em relação aos conflitos no Oriente Médio, Temer falou sobre a necessidade de se revigorar “os mecanismos de prevenção de conflitos. A prevenção passa pela diplomacia. Passa pelo desenvolvimento. É crucial reconhecer o nexo entre segurança e desenvolvimento”, disse.

Temer também fez um apelo para que os países se unam no combate ao terrorismo. “Não seremos acuados pelo terror nem permitiremos que ele abale nossa crença na liberdade e na tolerância”, enfatizou. O presidente rechaçou o racismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação, e reforçou que “apenas de forma coordenada e articulada daremos combate eficaz ao tráfico de pessoas, de armas, de drogas, à lavagem de ativos”.

América do Sul

Temer também ressaltou o fim dos conflitos na Colômbia e a iniciativa do Brasil em reunir os países da América do Sul para garantir a segurança nas fronteiras.

No entanto, o presidente ponderou que a situação na Venezuela continua a “deteriorar-se”, mas afirmou que o governo está do lado do povo venezuelano e tem recebido milhares de migrantes e refugiados do país. “Na América do Sul, já não há mais espaço para alternativas à democracia. É o que afirmamos no Mercosul, é o que seguiremos defendendo”, concluiu. 

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alexandre Magno Benites de Lacerda - Foto: Álvaro Botelho (Secom/CNMP)
Justiça
Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público
Marco Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça
Brasil
STJ determina afastamento de Marco Buzzi por suspeita de importunação sexual
Foto: Jorge Silva/Reuters
Brasil
Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Brasil
CNJ conclui plano de trabalho para prevenir e mitigar erros judiciais no Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Daniel Vorcaro
Brasil
PF quebra criptografia de celular do dono do Banco Master
Foto: MAPA
Brasil
Lei autoriza R$ 83,5 milhões para emergências na sanidade agropecuária
Foto: Júlio César Silva/MDIC
Economia
Programa Move Brasil injeta quase R$ 2 bilhões no financiamento de caminhões
Cão 'Orelha' foi morto de forma brutal por adolescentes
Brasil
Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
Câmara dos Deputados
Brasil
Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público

Mais Lidas

Lucas Bitencourt em visita a Escola João de Paula Ribeiro
Educação
Kits escolares não chegam a todos e prefeitura joga entrega para após o Carnaval
Reprodução /
Polícia
VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido
Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Fachada UPA
Justiça
Adriane apela ao TJ para cobrar IPTU mais caro e fala em risco de desabastecimento na saúde