Menu
Menu
Busca terça, 19 de março de 2024
TJMS - Mar24
Brasil

Violência contra crianças: 86% dos casos são praticados por conhecidos

Cerca de 100 crianças e adolescentes de até 14 anos são estupradas por dia no Brasil

22 outubro 2021 - 11h33Da redação, com informações do G1    atualizado em 22/10/2021 às 11h34

Segundo levantamento inédito feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Unicef, divulgados nesta sexta-feira (22), cerca  de 100 crianças e adolescentes de até 14 anos são estupradas por dia no Brasil.

De 2017 a 2020, 81% das vítimas de estupro de zero a 19 anos tinham até 14 anos, um total de 145 mil casos ou 36 mil por ano. Durante o período, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de zero a 19 anos – uma média de quase 45 mil casos por ano.

Crianças de até 10 anos representam 62 mil das vítimas, ou seja, quase 35%. Ainda que alarmantes, os dados não refletem a gravidade da violência sexual durante a infância e juventude no país.

Tanto as mortes violentas quanto os estupros ocorrem majoritariamente dentro de casa, e têm autores conhecidos. A maioria dos casos de violência sexual contra meninas e meninos ocorre na residência da vítima e, para os casos em que há informações sobre a autoria dos crimes, 86% dos autores eram conhecidos.

"A gente tem que lembrar sempre que o agressor de criança não é um desconhecido que aparece com uma faca numa rua escura. É ou um familiar ou uma pessoa do convívio", ressalta Daniela Pedroso, psicóloga especialista em violência sexual, que atua na área há 24 anos.

Eles representam um número mínimo de casos nos anos averiguados, uma vez que nem todos os estados disponibilizaram as informações ou não incluíram a idade das vítimas nas ocorrências.

"A falta de denúncia tem raízes profundas, de uma norma cultural em que é impróprio interferir na família dos outros. Essas crianças precisam de adultos e não conseguem verbalizar. Nem articular a ideia do que está acontecendo com elas. Então, claro, são números subnotificados", diz Danilo Moura, Oficial de Monitoramento e Avaliação do Unicef no Brasil.

O levantamento aponta que a violência sexual é um crime que acontece prioritariamente na infância e no início da adolescência.

"Violência sexual é um crime que acontece na primeira infância. 1/3 das vitimas são crianças, em sua maioria meninas. Muito novas. Não é raro encontrar meninas de 2 a 3 anos, e isso chega em uma delegacia de polícia. Então, para casos de crianças chegarem na delegacia é comum que sejam reincidentes. Quando um familiar percebeu que estava acontecendo um crime e foi denunciar", diz Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O objetivo do estudo era contabilizar os dados a partir de 2016, como foi feito com os índices de mortes violentas intencionais. Entretanto, por conta de falhas e da baixa qualidade das análises dos registros, o Fórum revela que foi necessário excluir essas informações.

Ainda de acordo com o levantamento, 86% das vítimas de violência sexual no país são meninas e 14% meninos. Na divisão por raça, 55% das vítimas são brancas, 44% negras e 0,6% foram registradas como “outras”.

Sobre o estudo

O Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil reúne dados inéditos sobre os registros de ocorrências de violência letal e violência sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos de idade.

Os boletins de ocorrência das polícias estaduais são reunidos no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

 

Reportar Erro
Camara Mar24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esse tipo de prova era considerada legal até 2019
Brasil
Ex-deputado é condenado por propor resolver eleições "na bala"
Vista aérea do Pantanal, a maior planície inundada do mundo; bioma é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade -
Clima
STF retoma julgamento sobre proteção da Amazônia e Pantanal
STJ afasta estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou
Brasil
STJ afasta estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou
Com quase 3 mil encomendas, 'veículos' devem operar em 2026
Brasil
'Carro voador' da Embraer começa a ser regulamentado pela Anac
Jamil Name Filho, também conhecido como
Justiça
Pedido de transferência de "Jamilzinho" será analisado pelo TJMS
Ministra Cida Gonçalves
Brasil
País terá mais locais para acolher mulheres agredidas, diz ministra
Imagem Ilustrativa
Brasil
Em 8 anos, Brasil registrou 10,6 mil feminicídios, aponta levantamento
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
Brasil
Mulheres no mercado de trabalho: governo lança programa nesta sexta
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Brasil
Com 5° maior prêmio da história, Mega-Sena sorteia R$ 205 milhões nesta terça
Presidente enviou projeto para o Congresso
Brasil
Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Mais Lidas

'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Polícia
'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Interior
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Jovem morreu enquanto urinava numa árvore próximo a tabacaria
Polícia
JD1TV: Em saída de tabacaria, jovem é morto a tiros por pistoleiro no Leblon
Motocicleta parou debaixo do ônibus do transporte coletivo
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em grave acidente com ônibus na Júlio de Castilho