O 5º Festival do Japão de Mato Grosso do Sul começa nesta sexta-feira (14), no Bosque Expo, em Campo Grande, trazendo um fim de semana inteiro dedicado à celebração da cultura nipônica. Considerado um dos principais eventos culturais do Estado, o festival valoriza as tradições da terceira maior colônia de imigrantes japoneses do Brasil, unindo música, dança, artes marciais, oficinas e uma ampla praça gastronômica.
A programação que funciona das 11h às 22h nos três dias, abre com apresentações musicais e de dança tradicional, como o Coral da AECNB, o Grupo Fujinkai, a Academia Gushiken e a cantora Kaori Jokura, além de atividades queridas pelo público jovem, como o concurso de karaokê anime e o desfile de cosplay. No palco, ainda sobem artistas como Rafael Yassunaga, Hollyart, Roberto Uehara e grupos de taiko como Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que encerram a noite embalados pela premição da Samurai Run.
No sábado (15), a programação segue desde o fim da manhã com atrações para todas as idades. O Grupo Sakura volta ao palco com números infantis, seguido por apresentações de percussão do Kariyushi Eisa Daiko, danças do Anime Freestyle, artes marciais com aikido e demonstrações tradicionais como o buyô, conduzido por Keiko Kojima. A noite reúne ainda cantores como Sayuri Hirata, Roberto Uehara e o show de abertura oficial do festival, com Isadora Kataoka e convidados, antes do concurso Miss Nikkey.
O domingo (16) encerra o festival com uma maratona cultural que começa cedo: campeonato infantil de judô, apresentações musicais, demonstrações de kenjutsu, karatê e aikido, além de novos shows de taiko e performances artísticas. O Anime Freestyle retorna ao palco antes do tradicional Matsuri Dance, que fecha a programação.
Além dos palcos, o público poderá participar de oficinas temáticas. Entre elas, a cerimônia do chá, comandada por Sayuri Yamashita e Milan Nogai; oficinas sobre a essência do sushi com o chef Igor Suzukawa; demonstrações de edomae sushi com Suzukawa e Willian Utida; preparo de doces orientais; e receitas que mesclam ingredientes regionais, como o pintado com missô ou o karaague de pacu da chef Telma Shimizu.
A praça de alimentação reúne mais de 20 restaurantes e mais de 40 pratos típicos, oferecendo desde sushi, tempurá e yakisoba até sobremesas como wagashi e preparos que combinam sabores japoneses e sul-mato-grossenses.
Confira a programação completa e critérios para as inscrições nas oficinas no link.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ciclista morre atropelado por caminhão boiadeiro em Anastácio

Praça Bolívia recebe ação de adoção de cães resgatados no domingo

Instabilidade em bancos e no Pix causa transtornos neste sábado

Homem é suspeito de exercer fisioterapia de forma irregular em Campo Grande

Thiaguinho é confirmado como atração da Expogrande 2026

Homem que matou para vingar a morte do irmão é condenado a 12 anos de prisão na Capital

Justiça limita cobrança do IPTU/2026 em Campo Grande e suspende majoração

Desembargadores mantêm prisão de acusado por homicídio ocorrido no Jardim Leblon

Prefeitura chama aprovados para vagas de merendeiro e monitor

Foto: Festival do Japão em Mato Grosso do Sul 



