A partir desta segunda-feira (21), o funcionamento da unidades de saúde básicas serão estendidas e a população poderá contar com um atendimento em horário diferenciado. A decisão contempla 22 unidades em várias regiões da cidade.
Segundo o secretário de saúde, Marcelo Vilela, o objetivo da mudança é facilitar e dar mais assistência a população, dando mais atenção aos casos e ajudando a desafogar outros setores. Quase um 1/3 das 68 instaladas em Campo Grande já estão funcionando com horários diferenciados.
“Nós estamos investindo na inversão de um modelo de assistência. Fortalecendo o atendimento na atenção básica, assegurando que o paciente será bem atendido perto de casa, nós podemos minimizar o problema da urgencialização. Hoje, mais de 70% dos pacientes que são atendidos nas UPAs e CRSs, por exemplo, poderiam estar sendo atendido na unidade básica perto da sua casa. Dessa forma, esse paciente acaba tendo que aguardar na UPA por um tempo maior o que consequentemente gera reclamação”, diz.
Até o momento todas unidades funcionarão das 07h às 19h, com exceção do UBSF Jardim Noroeste, que abrirá das 06h às 18h.