Menu
Busca sábado, 30 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Educação_Set23
Cidade

Ações de saúde prisional em MS estiveram na pauta de encontro nacional

Em MS, atendimentos médicos de Clínica Geral, odontológicos básicos, psiquiatria e procedimentos de enfermagem são realizados dentro de presídios

06 agosto 2023 - 14h15Luiz Vinicius
Gov Educação Mobile - Set23

A experiência positiva de Mato Grosso do Sul na atenção à saúde das pessoas em situação de prisão esteve entre os assuntos abordados durante o Encontro Nacional de Gestores de Saúde do Sistema Prisional, realizado durante a semana em Brasília (DF), pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), reunindo representes de todo o país com o objetivo de promover um espaço de avaliação sobre o tema.

A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), policial penal Maria de Lourdes Delgado Alves, que por cerca de 20 anos atuou à frente da Divisão de Saúde da instituição, falou sobre os avanços da PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional).

“Fizemos parte da mesa para mostrar como é feito o atendimento à saúde nas unidades penais do estado, pois todas as nossas unidades pactuadas operam na lógica da Rede de Assistência à Saúde do SUS, sendo o modelo considerado perfeito e que foi construído graças à articulação com Ministério da Saúde, Senappen, e secretarias de Estado e municipais de saúde”, comentou a dirigente.

Em MS, atendimentos médicos de Clínica Geral, odontológicos básicos, Psiquiatria e procedimentos de enfermagem são realizados dentro de presídios, por meio das unidades básicas de saúde instaladas, seguindo as diretrizes da PNAISP. Hoje são 33 UBSs em funcionamento.

Realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, o “Encontro Nacional de Gestores de Saúde do Sistema Prisional” foi organizado pela Coordenação Nacional da Saúde da Senappen, no âmbito da Diretoria de Políticas Penais, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Cada estado participante está foi representado por gestores da administração penitenciária e das secretarias de Estado de Saúde, de forma a ampliar e aprofundar o nível da discussão. Além da diretora da DAP, representou a Agepen no evento a chefe da Divisão de Saúde, Rita Luciana Domingues Alves.

O objetivo do evento foi promover um espaço de avaliação sobre a oferta de saúde no sistema prisional, realizando palestras e workshops sobre temas de relevância, além de discutir questões relacionadas à execução da PPNAISP, aos cuidados necessários em relação às pessoas com sofrimento mental e aos principais agravos, entre outros temas.

Realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, o “Encontro Nacional de Gestores de Saúde do Sistema Prisional” foi organizado pela Coordenação Nacional da Saúde da Senappen, no âmbito da Diretoria de Políticas Penais, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Cada estado participante está foi representado por gestores da administração penitenciária e das secretarias de Estado de Saúde, de forma a ampliar e aprofundar o nível da discussão. Além da diretora da DAP, representou a Agepen no evento a chefe da Divisão de Saúde, Rita Luciana Domingues Alves.

O objetivo do evento foi promover um espaço de avaliação sobre a oferta de saúde no sistema prisional, realizando palestras e workshops sobre temas de relevância, além de discutir questões relacionadas à execução da PPNAISP, aos cuidados necessários em relação às pessoas com sofrimento mental e aos principais agravos, entre outros temas.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Gov Educação Mobile - Set23

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Parceria com governadores promoverá ações conjuntas para a segurança pública de MS
Cidade
Campo Grande sedia 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul
Cidade
Viu a Queen? Rainha da casa, família procura Yorkshire que sumiu no Tiradentes
Cidade
Ação educativa e vacinação de combate a raiva acontece amanhã no Ayrton Sena
Cidade
Após denúncia, Procon interdita correspondente financeiro na Capital
Cidade
Atendimento da Casa da Saúde ganha horários especiais no Albano Franco
Cidade
Combate à Raiva: CCZ promove ação educativa no Parque Ayrton Senna nesta quinta
Cidade
Obra na Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, será concluída hoje
Cidade
Profissionais da saúde aprovados em concurso são nomeados pela prefeitura da Capital
Cidade
Emendando o feriadão, prefeitura decreta ponto facultativo no dia 13 de outubro

Mais Lidas

Clima
'O pior está por vir': Onda de calor continua em outubro, aponta previsão
Polícia
Após perder a filha em acidente, jovem morre três meses depois em Campo Grande
Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Interior
Motorista morre de susto após pneu de caminhão bater em seu carro na BR-163, em MS