Menu
Busca quarta, 25 de novembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS Novembro20 Juizado de transito
Cidade

Campo Grande é a quarta capital mais transparente, aponta CGU

“A transparência com o gasto público é uma das principais metas da nossa gestão", afirmou o prefeito

13 dezembro 2018 - 10h30Da Redação com Assessoria

Com nota 9,64, Campo grande ficou na quarta colocação entre as capitasis na escala transparência pública, conforme aponta levantamento realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado nesta quarta-feira (12).  

Além disso a capital de Mato Grosso do Sul ocupa o décimo lugar entre os 691 municípios com mais de 50 mil habitantes, analisados pelo levantamento da CGU e Ministério da Transparência. A média das capitais é de 8,08 e dos municípios, 6,50.

Das capitais, apenas Campo Grande e outros sete municípios conquistaram nota entre 9 e 10: Vitória (9,85), Recife (9,76), Curitiba (9,67), Campo Grande (9,64), Porto Velho (9,59), Maceió (9,42), Brasília (9,15) e Cuiabá (9,1).

“A transparência com o gasto público é uma das principais metas da nossa gestão. Essa transparência que dá confiança ao cidadão, que paga seu IPTU em dia. Continuaremos investindo em transparência, para que o campo-grandense saiba exatamente onde o seu dinheiro é aplicado”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

A aplicação da EBT – Avaliação 360° ocorreu entre julho e novembro de 2018, distribuída em três fases distintas: Avaliação, 1ª Revisão e 2ª Revisão. As notas foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%).

Para avaliação da Transparência Passiva, verificou-se a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas.

Os órgãos de controle também avaliaram a possibilidade de acompanhar o trâmite das demandas via LAI e a análise das respostas recebidas, levando em consideração o prazo, conformidade e opção de recurso. Para testar esta efetividade, três usuários diferentes e não identificados fizeram solicitações.

A Transparência Ativa refere-se à disponibilização de informações públicas de maneira espontânea na internet, tendo como exemplo sites oficiais e portais da transparência. O estudo feito nesta edição é diferente de outras versões, sendo impossível a comparação com resultado passado.

Cidades do MS

Em relação ao estado, o município mais bem colocado é Campo Grande com média 9,64 em transparência pública, seguido por Corumbá e Nova Andradina 9,44. 

Dourados aparece na quarta posição em MS, a frente de Três Lagoas, Naviraí, Sidrolândia e Ponta Porã, que possuí a pior nota entre as cidades pesquisadas na unidade da federação, com 3,46.

Brasil

Já em relação aos estados, Mato Grosso do Sul ocupa a sexta colocação com nota 8,94. A primeira colocação é de Pernambuco, com 9,4, seguido por Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás. 

O pior no quesito transparência é o Amapá, com média de 5,99.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Capital retoma toque de recolher a partir desta quinta
Cidade
Tenente que agrediu mulher algemada em delegacia é transferido para Capital
Cidade
Familiares e amigos lamentam morte de Everton Quebra
Cidade
AO VIVO – Capital tem protesto contra morte de homem negro no Carrefour
Cidade
Agência do Bradesco é autuada novamente
Cidade
Prefeitura encaminha projeto à câmara com reajuste zero da taxa do lixo
Cidade
Foragido da Justiça de SP é encontrado no Estrela do Sul
Cidade
Defensoria fará live em apoio a crianças carentes
Cidade
Funsat Itinerante estará no Guanandi nesta quinta e sexta-feira
Cidade
Vídeo: Prefeitura limpa terreno que servia para descarte de lixo na capital

Mais Lidas

Geral
FAKE! Notícia sobre Vale-Gás Natalino da prefeitura é falsa
Política
E-Título só estará disponível para baixar até as 23h59 de sábado
Internacional
Morre Maradona, um dos gênios do futebol
Geral
Santa Casa suspende visitas hospitalares na unidade