Menu
Menu
Busca quarta, 26 de março de 2025
Águas Campanha ETE Botas - Mar24
Cidade

Campo Grande é a quarta capital mais transparente, aponta CGU

“A transparência com o gasto público é uma das principais metas da nossa gestão", afirmou o prefeito

13 dezembro 2018 - 10h30Da Redação com Assessoria

Com nota 9,64, Campo grande ficou na quarta colocação entre as capitasis na escala transparência pública, conforme aponta levantamento realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado nesta quarta-feira (12).  

Além disso a capital de Mato Grosso do Sul ocupa o décimo lugar entre os 691 municípios com mais de 50 mil habitantes, analisados pelo levantamento da CGU e Ministério da Transparência. A média das capitais é de 8,08 e dos municípios, 6,50.

Das capitais, apenas Campo Grande e outros sete municípios conquistaram nota entre 9 e 10: Vitória (9,85), Recife (9,76), Curitiba (9,67), Campo Grande (9,64), Porto Velho (9,59), Maceió (9,42), Brasília (9,15) e Cuiabá (9,1).

“A transparência com o gasto público é uma das principais metas da nossa gestão. Essa transparência que dá confiança ao cidadão, que paga seu IPTU em dia. Continuaremos investindo em transparência, para que o campo-grandense saiba exatamente onde o seu dinheiro é aplicado”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

A aplicação da EBT – Avaliação 360° ocorreu entre julho e novembro de 2018, distribuída em três fases distintas: Avaliação, 1ª Revisão e 2ª Revisão. As notas foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%).

Para avaliação da Transparência Passiva, verificou-se a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas.

Os órgãos de controle também avaliaram a possibilidade de acompanhar o trâmite das demandas via LAI e a análise das respostas recebidas, levando em consideração o prazo, conformidade e opção de recurso. Para testar esta efetividade, três usuários diferentes e não identificados fizeram solicitações.

A Transparência Ativa refere-se à disponibilização de informações públicas de maneira espontânea na internet, tendo como exemplo sites oficiais e portais da transparência. O estudo feito nesta edição é diferente de outras versões, sendo impossível a comparação com resultado passado.

Cidades do MS

Em relação ao estado, o município mais bem colocado é Campo Grande com média 9,64 em transparência pública, seguido por Corumbá e Nova Andradina 9,44. 

Dourados aparece na quarta posição em MS, a frente de Três Lagoas, Naviraí, Sidrolândia e Ponta Porã, que possuí a pior nota entre as cidades pesquisadas na unidade da federação, com 3,46.

Brasil

Já em relação aos estados, Mato Grosso do Sul ocupa a sexta colocação com nota 8,94. A primeira colocação é de Pernambuco, com 9,4, seguido por Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás. 

O pior no quesito transparência é o Amapá, com média de 5,99.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Vereadores aprovam destinação de R$ 8,7 milhões para entidades sociais
Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu
Cidade
"Páscoa Encantada" promove doações de ovos de chocolate a paciente internados
Área ambientalmente degradada no entorno do córrego Segredo -
Cidade
MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande
Foto: Divulgação
Cidade
Shopping Bosque dos Ipês recebe ação para declaração de Imposto de Renda
Foto: Kleber Clajus/Procon/Arquivo
Cidade
Procon Na Rua: Equipe participa de evento da Justiça Federal no Parque Ayrton Senna
Sesau adota plano para mitigar impactos da superlotação em postos da Capital
Saúde
Sesau adota plano para mitigar impactos da superlotação em postos da Capital
Foto: Prefeitura de Campo Grande
Cidade
Figueiras centenárias da Capital recebem tratamento para preservação
Familiares de Vanessa na Câmara
Cidade
JD1TV: "Empurrou ela para a morte", diz mãe de Vanessa ao pedir exoneração de delegada
Idoso almoçava quando engasgou
Cidade
Idoso morre após engasgar enquanto almoçava em Campo Grande
Foto: Divulgação
Cidade
Estão abertas as inscrições em processo seletivo para cuidador e educador social

Mais Lidas

JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Polícia
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Local onde a vítima foi resgatada
Polícia
Ela fica com quem? Homens brigam por mulher e um acaba esfaqueado no Vida Nova
Foto: Whatsapp/JD1
Polícia
JD1TV AGORA: Adolescentes ficam gravemente feridos após colisão com caminhão na Capital
Indivíduo invadiu a igreja
Polícia
Que pecado! Homem entra nu em igreja após sair de motel no Aero Rancho