A Aena encerrou 2025 com crescimento no número de passageiros e reforçou o protagonismo de Mato Grosso do Sul dentro da sua malha aeroportuária no Brasil. No Estado, os terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã fazem parte do grupo de aeroportos que passam por obras de ampliação e modernização, acompanhando a expansão da demanda aérea registrada ao longo do ano.
O Aeroporto Internacional de Campo Grande superou a marca de 1 milhão de passageiros em 2025, com crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior, consolidando-se como um dos principais terminais regionais administrados pela concessionária fora dos grandes centros. Já os aeroportos de Corumbá e Ponta Porã integram o pacote de investimentos voltado à melhoria da infraestrutura, eficiência operacional e conforto dos usuários, com foco no fortalecimento da conectividade regional e do turismo de fronteira.
Em âmbito nacional, a Aena registrou 45,6 milhões de passageiros nos 17 aeroportos sob sua administração no Brasil, alta de 5% na comparação com 2024. O desempenho confirma a retomada e a expansão da aviação comercial nos mercados atendidos pela operadora, que atua hoje como a maior concessionária aeroportuária do país e do mundo.
Segundo o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, os resultados refletem a estratégia de priorizar investimentos em infraestrutura moderna e eficiente. Ele destaca que o Brasil segue como mercado estratégico para a companhia, com projetos voltados à modernização dos terminais e à melhoria da experiência dos passageiros.
Entre os aeroportos com maior movimentação do país, Congonhas (SP) liderou o ranking da concessionária, com 24,5 milhões de passageiros e crescimento de 5,9%. Na sequência aparecem Recife, com 9,9 milhões e alta de 3,6%, e Maceió, que avançou 10,7%, chegando a quase 3 milhões de passageiros. No Nordeste, João Pessoa teve o maior crescimento proporcional, com alta de 17,7%, ao movimentar 1,89 milhão de viajantes.
No balanço regional, os aeroportos administrados pela Aena no Nordeste somaram 16,8 milhões de passageiros, crescimento de 5,7% em 2025. Nos demais estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará, o total chegou a 28,9 milhões, com alta de 5,1% em relação ao ano anterior. Além de Campo Grande, o Aeroporto de Uberlândia (MG) também superou 1 milhão de passageiros no período.
No Pará, os quatro terminais operados pela concessionária registraram juntos 1,2 milhão de passageiros, com destaque para Santarém, que ultrapassou 507 mil viajantes. Marabá, Carajás e Altamira completam a lista de aeroportos no Estado que apresentaram crescimento ao longo do ano.
Além de Congonhas, todos os aeroportos da Aena em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará estão em obras de ampliação e modernização.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PM rebate acusação de "extermínio" após morte de travesti em Campo Grande

Vitinho Park tem promoção de passaporte no Bosque dos Ipês

MS adere à campanha nacional contra assédio as mulheres durante o Carnaval

Ponte Bioceânica está a 100 metros de conectar Brasil e Paraguai

No MPMS, indígenas pressionam prefeitura por terrenos prometidos no Jd. Inápolis

Mulher é esfaqueada pelo companheiro e espera mais de três horas por atendimento médico

TJ nega trancamento de ação contra capitão da PMMS por constituição de empresa

Veja o que abre e o que fecha no Carnaval em Campo Grande

Agetran inicia Operação Carnaval 2026 com esquema especial no transporte coletivo


Aeroporto Internacional de Campo Grande (Aena)


