Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99647-9098
Governo/Dengue
Cidade

Campo Grande recebe iniciativa inédita de Urbanismo Tático

Proposta visa ativar novos usos do Corredor da rua José Antônio ouvindo a sociedade

24 setembro 2020 - 15h18Brenda Assis

A Rua Jose Antonio no novo ponto gastronômico da capital. Com bares e restaurantes, a via é a primeira localizada na região Central da Capital a receber a classificação.

Conforme publicado na edição extra desta sexta-feira, do Diário Oficial do município, a Lei n. 6.457, de 28 de maior de 2020, foi sancionada pelo prefeito Marcos Trad. O  trecho escolhido é entre a Rua Abrão Júlio Rahe e a Avenida Rodolfo José Pinho. Porém, o projeto é apenas autorizativo, não obriga o município a implantar o projeto.

Está acontecendo também uma cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande está trazendo uma ação inédita para a cidade. O Corredor da Rua José Antônio, recentemente reconhecido pelo poder público com um importante potencial para gastronomia, turismo e cultura, vai receber uma nova experiência de ocupação através do Urbanismo Tático.

A técnica do Urbanismo Tático promove a reapropriação do espaço urbano com a participação de todos. Essa é a primeira ação durante a pandemia do coronavírus financiada pelo BID no Brasil e Campo Grande foi a escolhida para receber a prototipagem de caráter temporário. Em toda a América Latina, o Banco elegeu apenas outras duas cidades para a testagem de Urbanismo Tático, sendo elas Montevidéo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

Além do ineditismo da ação de Urbanismo Tático no centro da cidade, a intervenção na rua José Antônio traz para a administração pública o conceito de construção coletiva, onde comerciantes, trabalhadores e clientes dos estabelecimentos locais, vizinhos do entorno, usuários da via e a população interessada nos espaços públicos poderão dar sugestões para que se construa um projeto exequível e que atenda a toda a comunidade.

A proposta é criar interferências que incentivem novas maneiras de uso do espaço público, explorando suas possibilidades de uma forma lúdica e conectada com quem usufrui da rua, como pinturas, mobiliário, desenhos, parklets, iluminação e outras intervenções leves. São mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo que servem para “testar” o que pode se tornar permanente. No caso do Corredor da José Antônio, a via está inserida no Reviva Campo Grande e faz parte da requalificação do quadrilátero central, por isso, as sugestões testadas e aprovadas pela comunidade podem ajudar a nortear o projeto de requalificação previsto para iniciar no ano que vem.

Coletivo – para incentivar a participação de todos, foram disponibilizadas redes sociais do projeto. No Facebook, o perfil é Corredor José Antônio e no Instagram, basta seguir @corredorjoseantonio para dar a sua ideia para valorizar a rua. Se você acha que a via merece calçadas mais largas para priorizar os pedestres, ou bancos para descanso, ou algo que ainda nem foi dito, mas que acredita que vai melhorar o espaço, participe.

CertFica

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Sábia sai do hospital e precisa de ajuda para conseguir coisas básicas na casa nova
Cidade
Neste "finde" Sesau terá posto de vacinação no shopping Norte Sul
Cidade
Sejusp e Senad realizam leilão para vender 30 lotes de sucatas e veículos
Cidade
Após chuva, caminhão de lixo atola no Noroeste
Cidade
Impresa cria "vakinha online" para ajudar companheiro de pautas
Cidade
Pesquisa vai nortear turismo em Campo Grande
Cidade
Reforma da Orla Morena começará após o período eleitoral
Cidade
Esclarecido! Raio provocou "piscada de luz" em Campo Grande
Cidade
Campanha "Eu Alimento" beneficia oito instituições sociais
Cidade
Protetora de animais vende petiscos para custear tratamentos

Mais Lidas

Geral
Neila é 14ª profissional da enfermagem que morre de coronavírus no MS
Polícia
Mulheres suspeitas de matar idosa asfixiada serão julgadas nesta quinta-feira
Cidade
Sábia sai do hospital e precisa de ajuda para conseguir coisas básicas na casa nova
Cidade
Neste "finde" Sesau terá posto de vacinação no shopping Norte Sul