Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Com Marquinhos, capital torna-se referência em ações e inovação

Na pandemia, capital foi citada até pelo ministro da Saúde por seus resultados

27 outubro 2021 - 10h37Da Redação com informações da PMCG    atualizado em 27/10/2021 às 10h40

Com projetos inovadores, Campo Grande se tornou uma das referências do país nos últimos quatro anos, e principalmente na área da saúde durante a época mais severa da pandemia.

Ações como o acolhimento aos pacientes após o contágio do coronavírus e a agilidade no processo da vacinação da Covid-19, que já imunizou quase metade dos habitantes, vacinando 64,47% da população, levantando interesse do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que chegou a conhecer pessoalmente essas estruturas em visita no mês de julho.

A capital também ampliou a cobertura da atenção primária em saúde, com a integração dos profissionais que fazem parte do programa de residência da prefeitura municipal ao Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, o INOVAAPS.

O programa foi destaque na edição extra da revista Ciência Saúde Coletiva, onde o artigo sobre os resultados obtidos na Capital define o tema deste exemplar. Em menos de um ano de atuação, houve um incremento de 8% na cobertura da Saúde da Família, passando de 56,79% para quase 64%, que são 32 novas equipes atuando na área.

Meg em Campo Grande

Além das medidas do executivo frente a pandemia, a gestão de Estratégias e Planos; Sustentabilidade e Compromisso, rendeu para Campo Grande em abril o reconhecimento do Comitê de Implementação do Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr) de Mato Grosso do Sul que destacou o modelo de excelência em gestão avançada adotado pela Prefeitura.

O Modelo de Excelência em Gestão foi instituído pelo Ministério da Economia, o qual obriga sua implantação em todos os Estados e Municípios que dependem de transferência voluntária da União.

Segundo o coordenador do Ministério da Economia, Esaú Mendes, o município de Campo Grande é um caso de sucesso nacional na implantação do Meg-Tr. “Com essa conquista, vai contribuir sobremaneira na sensibilização, conscientização e motivação aos demais municípios do Estado, devido a sua liderança e referência em Gestão Pública”, pontua.

O Meg-Tr prevê a realização de uma autoavaliação, com base em sete fundamentos: Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Compromisso com as Partes Interessadas; Capital Intelectual; Orientação por Processos; Geração de Valor Público para as partes interessadas.


Reconhecimento pela CGU

Em Maio, o prefeito Marquinhos Trad recebeu troféus de três premiações conquistadas pela Prefeitura de Campo Grande através de ações e projetos de boas práticas da gestão oferecidos pela Controladoria-Geral da União.

O projeto Fala Campo Grande/156, conquistou o 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ferramenta foi lançada em 2017, como uma opção de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão.

A prefeitura também conquistou o 2º lugar na Categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia, com o projeto “Portal de Transparência COVID-19”.

O 3° troféu foi do 2º lugar na Categoria B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com a ação “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”.

Os projetos inscritos no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias concorreram com grandes instituições do país, como Petrobras, Caixa Econômica, Marinha do Brasil, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Agricultura.

Campo Grande é 1ª no Centro-Oeste

Atualmente Campo Grande está em primeiro lugar das cidades do Centro-Oeste, entre os 100 maiores municípios do País no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O Município ocupa a 36ª posição geral e ganhou 5 posições na comparação com o último ano.

Entre as quatro áreas analisadas, Campo Grande teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em 3 áreas: Saúde; Segurança; e Saneamento e Sustentabilidade.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Sarah Chaves/JD1
Cidade
Prefeitura publica lista de moradores do Mandela pendentes em sorteio de lotes
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande
Fumacê
Cidade
Los Angeles e Jardim Seminário são foco do fumacê nessa terça
Trabalhadores seguem realizando reparos pela cidade
Cidade
Prefeitura segue com limpeza e manutenção de vias de Campo Grande
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Confira as ruas interdições desta semana pela Agetran em Campo Grande
Instalação dos padrões de energia elétrica na comunidade Mandela
Cidade
Padrões de energia elétrica são instalados na comunidade Mandela
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça
Cidade
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça
Feirão da Empregabilidade
Cidade
'Feirão da Empregabilidade' acontece na manhã desta terça na Capital
Sancionada Lei que cria o Programa Pré-Natal Masculino em Campo Grande
Cidade
Sancionada Lei que cria o Programa Pré-Natal Masculino em Campo Grande
Prefeitura convoca assistentes de educação infantil aprovados
Cidade
Prefeitura convoca assistentes de educação infantil aprovados

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'