Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS nov21
Cidade

Com Marquinhos, capital torna-se referência em ações e inovação

Na pandemia, capital foi citada até pelo ministro da Saúde por seus resultados

27 outubro 2021 - 10h37Da Redação com informações da PMCG

Com projetos inovadores, Campo Grande se tornou uma das referências do país nos últimos quatro anos, e principalmente na área da saúde durante a época mais severa da pandemia.

Ações como o acolhimento aos pacientes após o contágio do coronavírus e a agilidade no processo da vacinação da Covid-19, que já imunizou quase metade dos habitantes, vacinando 64,47% da população, levantando interesse do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que chegou a conhecer pessoalmente essas estruturas em visita no mês de julho.

A capital também ampliou a cobertura da atenção primária em saúde, com a integração dos profissionais que fazem parte do programa de residência da prefeitura municipal ao Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, o INOVAAPS.

O programa foi destaque na edição extra da revista Ciência Saúde Coletiva, onde o artigo sobre os resultados obtidos na Capital define o tema deste exemplar. Em menos de um ano de atuação, houve um incremento de 8% na cobertura da Saúde da Família, passando de 56,79% para quase 64%, que são 32 novas equipes atuando na área.

Meg em Campo Grande

Além das medidas do executivo frente a pandemia, a gestão de Estratégias e Planos; Sustentabilidade e Compromisso, rendeu para Campo Grande em abril o reconhecimento do Comitê de Implementação do Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr) de Mato Grosso do Sul que destacou o modelo de excelência em gestão avançada adotado pela Prefeitura.

O Modelo de Excelência em Gestão foi instituído pelo Ministério da Economia, o qual obriga sua implantação em todos os Estados e Municípios que dependem de transferência voluntária da União.

Segundo o coordenador do Ministério da Economia, Esaú Mendes, o município de Campo Grande é um caso de sucesso nacional na implantação do Meg-Tr. “Com essa conquista, vai contribuir sobremaneira na sensibilização, conscientização e motivação aos demais municípios do Estado, devido a sua liderança e referência em Gestão Pública”, pontua.

O Meg-Tr prevê a realização de uma autoavaliação, com base em sete fundamentos: Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Compromisso com as Partes Interessadas; Capital Intelectual; Orientação por Processos; Geração de Valor Público para as partes interessadas.


Reconhecimento pela CGU

Em Maio, o prefeito Marquinhos Trad recebeu troféus de três premiações conquistadas pela Prefeitura de Campo Grande através de ações e projetos de boas práticas da gestão oferecidos pela Controladoria-Geral da União.

O projeto Fala Campo Grande/156, conquistou o 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ferramenta foi lançada em 2017, como uma opção de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão.

A prefeitura também conquistou o 2º lugar na Categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia, com o projeto “Portal de Transparência COVID-19”.

O 3° troféu foi do 2º lugar na Categoria B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com a ação “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”.

Os projetos inscritos no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias concorreram com grandes instituições do país, como Petrobras, Caixa Econômica, Marinha do Brasil, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Agricultura.

Campo Grande é 1ª no Centro-Oeste

Atualmente Campo Grande está em primeiro lugar das cidades do Centro-Oeste, entre os 100 maiores municípios do País no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O Município ocupa a 36ª posição geral e ganhou 5 posições na comparação com o último ano.

Entre as quatro áreas analisadas, Campo Grande teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em 3 áreas: Saúde; Segurança; e Saneamento e Sustentabilidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Prefeitura realiza neste sábado a última feira de adoção de cães e gatos de 2021
Cidade
Guardas Civis Metropolitanos são homenageados em reunião do Comsep
Cidade
De roupas a saúde, idosos da capital fazem pedidos de natal
Cidade
Após 1 ano de funcionamento, Pix é alternativa para fugir de "maquininha"
Cidade
Saiba quais ruas serão interditadas pelas obras no centro de Campo Grande
Cidade
Novo convênio garante mais de 800 atendimentos pelo SUS na maternidade
Cidade
Prefeitura firma acordo para construção moradias sustentáveis no Paulo Coelho Machado
Cidade
Oportunidade: Processo seletivo contrata professores temporários
Cidade
MS cria programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Cidade
Presidente da Câmara de Itaporã Márcio Lobo morre de infarto

Mais Lidas

Geral
Amiga 'fura-olho' leva surra após esposa descobrir traição; assista
Geral
Queda de helicóptero deixa três mortos
Geral
Piloto corumbaense está entre os desaparecidos em queda de avião no mar
Polícia
Homem é detido com moto roubada no Terminal General Osório