Menu
Busca segunda, 04 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Governo Dengue Nov23
Cidade

Combate à Raiva: CCZ promove ação educativa no Parque Ayrton Senna nesta quinta

Vacinação antirrábica de cães e gatos acontecerá das 08h às 12h; Saiba mais

26 setembro 2023 - 18h25Brenda Leitte, com Prefeitura

A CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) realizará uma ação educativa de conscientização sobre a Raiva, em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, que este ano tem como tema: “Raiva: Todos por Um, Saúde Única para todos”. A mobilização acontece nesta quinta-feira (28), das 08h às 12h, no Parque Ayrton Senna. O evento contará com exposição de material educativo, vacinação antirrábica de cães e gatos, entre outros serviços disponibilizados por instituições parceiras.

De acordo com a médica veterinária da CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha, o objetivo é conscientizar a população quanto à transmissão da Raiva, como evitar a exposição e o que fazer se exposto. Ela lembra que a vacinação de cães e gatos é a maneira mais confiável, sustentável e de custo eficaz para prevenir a raiva nas pessoas.

“A Raiva é uma doença viral que é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente através de uma mordedura ou arranhadura, tendo uma das taxas mais altas de mortalidades de todas as doenças infecciosas. Uma vez que um indivíduo apresente os sintomas, considera-se ser 99,9% fatal. A forma mais eficaz de proteger os animais é através da vacinação, que é oferecida de maneira gratuíta”, disse.

A vacinação de cães e gatos protege os animais e interrompe a transmissão para as pessoas. Mas, apesar da existência de uma solução relativamente eficaz para controlar a doença, pessoas e animais ainda estão morrendo por causa da raiva.

Dia Mundial da Raiva

O dia 28 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Combate à Raiva, em razão do aniversário da morte de Louis Pasteur, que desenvolveu a primeira vacina contra a raiva e lançou as bases para a prevenção da raiva como a conhecemos. A doença foi documentada pela primeira vez na Babilônia, de 2.300 aC.

Esse é o único evento mundial voltado para a prevenção da Raiva, onde diversos países desenvolvem atrações para demonstrar a necessidade de realizações de ações de combate a esta doença devastadora, mas ao mesmo tempo, de fácil prevenção.

A campanha inaugural no dia 8 de setembro de 2007 envolveu a participação de quase 400.000 pessoas de pelo menos 74 países, realizado por uma organização internacional sem fins lucrativos, a Aliança Global para Controle da Raiva – GARC, para criar uma oportunidade mundial para as pessoas se unirem na prevenção da doença. Desde então, tem crescido ano a ano, com centenas de milhares de pessoas na organização e participação em eventos locais, regionais e nacionais, no dia ou próximo ao dia 28 de setembro ou em outras épocas do ano também. Saiba mais em site.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Pesquisa mostra paixão por Campo Grande
Cidade
Ainda dá tempo! Refis segue com atendimento online e presencial
Cidade
"Sem condições", morador desabafa após carro atolar em lama no Nova Campo Grande
Cidade
Agetran informa interdições para esse fim de semana na Capital
Cidade
Pitbull a solta aterrorizou Nova Campo Grande e matou quatro gatos
Cidade
PGE assume papel importante na desburocratização de normas regulatórias em MS
Cidade
Programação de Natal nos bairros começa nesta quinta-feira pelo Alves Pereira
Cidade
Ação para confecções de RG em assentamentos acontece no dia 3 de dezembro em MS
Cidade
Prazo para regularização do exame toxicológico acaba em dezembro em MS
Cidade
Agentes da GCM fazem curso de instrução na utilização de equipamentos não letais

Mais Lidas

Polícia
Pecuarista morre engasgado com pedaço de carne em festa no Yotedy
Polícia
JD1TV AGORA: Dois são mortos a tiros no Lageado
Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Justiça
Justiça mantém condenação a secretário municipal e professora por compra de votos em MS