Menu
Busca quinta, 08 de dezembro de 2022
(67) 99647-9098
Cidade

Cidade Árvore: Capital celebra destaque mundial em preservação

Esta é a terceira vez que Campo Grande é eleita pela Tree City World devido à arborização da cidade

22 setembro 2022 - 12h12Evelyn Thamaris

Na semana de comemoração ao dia da árvore, que acontece no dia 21 de setembro, Campo Grande celebra a data destacando sua posição como’ Cidade Árvore’ pela terceira vez, eleita pela Tree City World, através das ações voltadas para a preservação da arborização urbana.

Para celebrar a data foi programada uma semana de eventos, sendo realizados plantios, distribuição de mudas e sediando eventos como o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). O congresso começou no último sábado, dia 17, com o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, que aconteceu no Parque das Nações Unidas.

E neste dia 21 de setembro foi realizado o plantio de 30 mudas de árvores nativas no entorno do Teatro Glauce Rocha, localizado nas dependências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O espaço foi escolhido pelo fato da universidade ser a quinta mais sustentável do Brasil, segundo o ranking internacional GreenMetric.

“A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) completou 30 anos de fundação no dia 16 de setembro. Ela tem esse papel, nós disseminamos a Arborização brasileira através da tecnologia, da ciência junto às cidades brasileiras. E as universidades são extremamente importantes para um evento como esse”, destaca o presidente da SBAU, Sérgio Chaves.

As mudas plantadas são das espécies angico-branco, angico-vermelho, pau-brasil, acácia-amarilla, fícus, goiabeira, ipê-roxo, castanheira, pau-de-formiga, além de grama-batatais, que foram doadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

As celebrações iniciaram no último sábado, dia 17 de setembro, com a distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas para a população. Mudas essas produzidas todas no viveiro municipal que é referência nacional e tem capacidade para produzir cerca de 250 mil mudas por ano e assim suprir as necessidades de arborização da cidade.

Além disso, nesta semana Campo Grande também foi agraciada com o selo Cidade Amiga das Árvores, a primeira cidade a receber a indicação pela SBAU e International Society of Arboriculture (ISA).

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Cidade do Natal inaugura dia 15 com atrações especiais e novidades no visual
Cidade
Brasil em campo: Bancos e shoppings terão funcionamento atípico
Cidade
Greve dos ônibus pode acontecer sábado em Campo Grande
Educação
Gabaritos preliminares dos concursos da PM são divulgados
Cidade
INSS em MS segue trabalhando
Cidade
Consórcio Guaicurus avalia tarifa a R$ 8 em 2023 na Capital
Cidade
De 1ª à 4ª dose, vacina contra a covid segue disponível na Capital; Confira
Cidade
Estabelecimentos param para o jogo do Brasil nas oitavas; veja os horários
Cidade
Obras do Centro são concluídas com 31 km de recapeamento e 35 km de novas calçadas
Cidade
JD1TV: Atropelamento de ciclista deixa trânsito lento na Via Park

Mais Lidas

Educação
Fim da greve: professores voltam às salas de aula das escolas da REME
Polícia
Desaparecida no Aero Rancho, Maria é encontrada 'vivendo' em terreno baldio
Geral
Servidores estaduais e municipais folgam mais cedo em sexta de jogo do Brasil
Polícia
Adolescente é encontrado morto com vários tiros pelo corpo em fazenda