Sem grande volumes de chuvas há mais de um mês, a Prefeitura de Corumbá emitiu o Decreto nº 3.523/2025, declarando Situação de Emergência por 90 dias devido aos incêndios florestais que se intensificaram no município, especialmente na região da Serra do Amolar, no Alto Pantanal.
A decisão foi motivada pelo clima extremo, com mais de 35 dias sem chuvas significativas, altas temperaturas, ventos fortes e acúmulo de vegetação seca, além de incêndios registrados em várias áreas, como Jacadigo, entorno do Parque Piraputangas, BR-262 e dezenas de focos em terrenos urbanos de Corumbá e Ladário.
Segundo a Defesa Civil, os incêndios ameaçam a fauna, a flora, residências e têm agravado os casos de problemas respiratórios. Com o decreto, o município poderá mobilizar recursos, requisitar bens, contratar serviços emergenciais e determinar evacuações.
Também será criado um Comitê de Operações de Emergência (COE) com participação de secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Ibama/Prevfogo e Polícia Ambiental. Boletins sobre focos de calor, qualidade do ar e orientações à população serão emitidos.
A Prefeitura ainda solicitará reconhecimento federal da emergência para ter acesso a recursos da União. Entre as recomendações estão a proibição de queimadas, limpeza de terrenos, uso de máscara PFF2 e atenção redobrada no trânsito em áreas com fumaça.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estado entrega 25 moradias e reforça estrutura de serviços em Alcinópolis

Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande

Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque

Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz

Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande

Júri desclassifica crime de 'Bafo' e réu deixa julgamento sem condenação no Aero Rancho

Vídeo: Jiboia cruza o Parque dos Poderes com 'escolta' do Detran-MS

Sem reposicionamento, dentistas aprovam estado de greve na Capital

Feijoada Solidária reúne 500 pessoas e reforça apoio a projetos sociais na Capital


Foto: Airton Benites/PMC 



