Menu
Busca segunda, 17 de janeiro de 2022
(67) 99647-9098
Cidade

Guardas Civis Metropolitanos são homenageados em reunião do Comsep

Agentes também receberam medalhas da Academia Medalhística Cívico-Militar do Brasil em SP

26 novembro 2021 - 14h27Méri Oliveira, com assessoria

Na última quarta-feira (24), a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), realizou a 2ª reunião Ordinária do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), que teve como pauta o Fundo Municipal de Segurança Pública (Funsesdes) e a Fase III do Plano Municipal de Segurança Pública. 

Na abertura do evento, a Sesdes homenageou os Guardas Civis Metropolitanos que concluíram o curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), realizadop em Embu das Artes (SP), em julho deste ano. 

A homenagem se deu pelo desempenho dos agentes, sendo credenciados como multiplicadores da Doutrina do Patrulhamento Tático e Operador de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), tendo os guardas também recebido a Medalha Patrulhamento Tático Motorizado da Academia Medalhística Cívico-Militar do Brasil na Assembleia Legislativa de São Paulo na última segunda-feira (22).

Fundo Municipal de Segurança e Defesa Social 

Na mesma reunião, foi discutido o Fundo Municipal de Segurança e Defesa Social (Funsesdes), apresentado pelo secretário da Sesdes, Valério Azambuja, e que tem o objetivo de angariar recursos fiunanceiros para a segurança urbana, além de proporcionar apoio financeiro a programas e ações voltadas à segurança pública de Campo Grande. 

O fundo também recebe recursos e auxílios dos governos federal e estadual, que são direcionados para questões relacionadas à segunça, por meio de parcerias com a rede privada, que resultam em melhorias diretas e indiretas em setores variados. 

Algumas das ações que podem ser destacadas são a aquisição de veículos e materiais para a realização de campanhas educativas para redução de infrações e mortes no trânsito da Capital; aprimoramento da gestão do Sistema Municipal de Segurança Pública; palestras em escolas da rede municipal, com o objetivo de conscientização para a prevenção contra a violência; ampliação do monitoramento em áreas escolares.

A prevenção e combate à violência de gênero também é um tópico importante e é abordado com o objetivo de ampliar as ações da Patrulha Maria da Penha da GCM em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, promovendo a maximização de frota e sistematização das informações recebidas relacionadas às medidas protetivas, por meio do georreferenciamento; campanhas de conscientização sobre a importância da denúncia da violência contra mulher, e alertas quanto aos riscos da omissão.

O sistema de monitoramento da Capital também está na mira, com o objetivo de ampliação para melhor combater desde pequenos delitos, até crimes mais graves, como o aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico e uso de drogas, principalmente no ambiente escolar. 

O plano prevê, ainda, a capacitação, qualificação profissional e apefeiçoamento do Plano de Cargos e Salários para a GCM, bem como, a elaboração de um código de ética para os servidores da instituição, entre outras metas, ações, objetivos e parcerias. 

De acordo com o balanço apresentado, cerca de 75% de todas as metas e ações foram executadas, apesar das limitações impostas pela pandemia de covid-19.

Participaram os Conselhos das sete Regiões Urbanas e instituições da Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana), do Poder Judiciário (Ministério Público Estadual, Tribunal Regional Federal e Tribunal de Justiça de MS) e da Câmara de Vereadores,  Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional- OAB/MS, Departamento Estadual de Trânsito - Detran/MS, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Instituições parceiras convidadas: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria de Assistência Social (SAS), e Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

O lançamento da Fase IV do Plano Municipal de Segurança Pública será realizado na 2ª quinzena do mês de fevereiro de 2022, com a presença de todos os conselheiros titulares e suplentes. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Covid: Nova Lima recebe desinfecção nesta segunda
Cidade
Em estado grave, jovem acidentado na Marques de Pombal está intubado
Cidade
Instalação de mobiliário no corredor da Rui Barbosa começa hoje
Cidade
Obras do Centro Municipal de Belas Artes retornam em fevereiro
Cidade
Ao postar teste de covid em redes sociais, internautas divulgam dados pessoais na web
Cidade
Prefeitura convoca selecionados para auxiliar administrativo e financeiro
Saúde
Vacinação: Veja aonde a vacina contra o Covid vai estar disponível neste sábado
Cidade
Em combate contra a dengue, fumacê circula 20 bairros da Capital nesta sexta-feira
Cidade
Programe-se: Confira as ruas que vão ser interditadas neste fim de semana
Cidade
Procon-MS notifica companhias aéreas e pede explicação sobre voos cancelados

Mais Lidas

Geral
Procura por Tânia entra no oitavo dia; militares seguem sem encontrar pistas da idosa
Polícia
Corpo de idosa é encontrado nua e com ferimentos na cabeça próximo a cemitério
Polícia
Motociclista morre após bater na traseira de caminhão parado na Vila Popular
Polícia
Idosa morre após ser arremessada de carro em acidente na BR-060