Os postes instalados com lâmpadas de LED da avenida 14 de Julho, que fazem parte das obras do Reviva Centro, foram testadas na última sexta-feira (10), após instalação, no começo do mês. Conforme os responsáveis pelo projeto, 15 postes foram implantados entre as ruas 26 de Agosto e Sete de Setembro. De acordo com as informações da prefeitura, por meio de um dos responsáveis pela obra, o engenheiro civil Bruno Katayama, os postes são compostos de duas lâmpadas de LED: a mais baixa de 30W e a mais alta de 60W. Cada um terá, então, 90W de potência total. O leque de iluminação de LED é quase o dobro que o da lâmpada convencional, o que representa mais segurança.
Para que a instalação das lâmpadas acontecesse foi necessário um estudo de luminotécnico, o que possibilitou analisar o nível de claridade que se esperava para iluminar as calçadas e a rua, inclusive com simulações de fotos noturnas.
Engepar
Uma das empresas que fazem parte da reestruturação da avenida 14 de Julho, a Engepar, informou, através de sua assessoria, que a obra já está com boa parte concluída e alguns serviços devem ser terminados em dois meses, como, por exemplo, o que está “enterrado”. O termo significa que estão sendo trocadas todas as instalações, ou seja, 100% do esgoto, a drenagem de água fluvial, parte elétrica, a tubulação que leva água para os hidrantes e de gás, a fibra ótica do exército e todos os cabos das operadoras de telecomunicação.
Para fazer o processo foram retirados 30 mil metros cúbicos de terra pelas máquinas que trabalharam com todo cuidado para não prejudicar as lojas que estão no entorno da avenida. Todo o trabalho foi feito sem cortar o fornecimento dos serviços essencias. Ninguém ficou sem água, esgoto ou sem energia e esse foi o grande desafio do projeto, segundo os responsáveis pela obra da Engepar.
Ainda com informações da empresa que compõe a equipe, com todo esse trabalho, acredita-se que em dois meses o Centro não precisará mais ter trechos interditados, o que devolve a região a fluidez normal do trânsito nas partes afetadas pela revitalização. Assim, as equipes iniciam o trabalho no pavimento e não mais em partes que estavam enterradas, além das calçadas.
Energisa
A Energisa, concessionária de energia elétrica do estado, também deu início aos trabalhos no Reviva Campo Grande. Segundo João Ricardo Costa Nascimento, supervisor de Planejamento da Construção, o trabalho é complexo. “Começamos a fazer o adiantamento das obras de adequação no sistema para atender a rede subterrânea na 14 de Julho. Depois está previsto o início da adequação das estruturas de transição, localizadas nas ruas transversais à 14”, afirmou. Os tipos de serviços são: extensões de rede (construção de redes de média tensão), recondutoramentos (substituição de cabos para ganhos em confiabilidade) e instalação de equipamentos especiais para ganho de confiabilidade na rede da 14 de Julho.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Tempestade derrubou árvores e causou destruição por onde passou em Campo Grande

Adriane e secretários avaliam estragos deixados por temporal em Campo Grande

Passarela do Lago do Amor não aguenta "chuvarada" e desaba mais uma vez

Lei determina que maternidades ofereçam leitos separados às mães de natimortos

Lei denomina "Jornalista Vanessa Ricarte" a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara

Vereadores votam parecer sobre divulgação de emendas destinadas à Capital

Justiça confirma multa a pet shop de Campo Grande por atuar sem veterinário

Com parecer favorável da Procuradoria, CPI do transporte avança na Câmara

Fabíola Marquetti e Dênis Miyashiro são reconduzidos na Corregedoria-Geral da PGE
