A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) instituiu o Comitê Executivo do Proclima, com o objetivo de coordenar e deliberar sobre as ações, programas e instrumentos do Plano Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul, incluindo o Programa Jurisdicional de Redução Emissões por Desmatamento e Degradação Floresta (REDD+).
O novo Comitê terá caráter deliberativo e atuará de forma integrada com órgãos estaduais, federais e entidades da sociedade civil, visando garantir a governança climática, a transparência, a efetiva participação social e o alinhamento com normas nacionais e internacionais, como as Salvaguardas de Cancún e o Marco de Varsóvia para REDD+.
Entre suas competências, o Comitê será responsável por propor diretrizes e metas do Proclima, acompanhar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, assegurar a observância de salvaguardas socioambientais, monitorar o Fundo Proclima e adotar metodologias compatíveis com o Sistema Nacional de REDD+ e com o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). Também deverá prevenir a dupla contabilidade de créditos de carbono e coibir a venda antecipada desses ativos.
A composição do Comitê inclui representantes da Semadesc, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), além de membros indicados pelos Conselhos Estaduais de Controle Ambiental (CECA), de Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar (CEDRAF) e dos Direitos dos Povos Originários (CEDPOR), assegurando a presença do governo e da sociedade civil. As reuniões ocorrerão trimestralmente, com possibilidade de convocações extraordinárias.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc lança campanha para arrecadação de alimentos em Campo Grande

Bioparque Pantanal terá horário especial durante os feriados de novembro; confira

Com tema 'Natal dos Doces', Papai Noel chega ao Shopping Campo Grande

Após ser adiada, estão abertas as inscrições para 258 casas populares na Capital

Acusados de matar pai e filho em racha na região norte vão a júri popular, confirma TJMS

Desconto do IPTU à vista cai pela metade em 2026; carnês trarão também taxa do lixo

Governo de MS divulga prazos para pagamento do IPVA 2026

Corrida da Advocacia da OAB/MS acontece neste domingo na Capital

Ministério Público investiga condições precárias da UPA Coronel Antonino


Vitória régia no Pantanal (Bruno Rezende)



