Menu
Busca quarta, 04 de outubro de 2023
(67) 99647-9098
Cidade

MS lidera ranking nacional, com mais casos de feminicídios

Em apenas 4 meses de 2023, já foram registrados 59 casos de tentativa de feminicídio, oito deles com vítimas que não sobreviveram

01 junho 2023 - 12h55Karine Alencar

Relatório do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, revela que o Estado lidera o ranking nacional com a maior taxa de assassinato de mulheres, sendo 8,3 a cada 100 mil. O dossiê mostra que no ano passado, 161 mulheres foram vítimas dos homens, sendo que 37 foram mortas.

O cenário de grande impacto chama atenção, por 73,3% das vítimas não possuírem medida protetiva de urgência e 37,1% delas tinham idade entre 20 e 29 anos. Em apenas 4 meses de 2023, já foram registrados 59 casos, oito deles com vítimas fatais.

Para o Ministério Público, os altos índices de casos de feminicídio reforçam que as mulheres ainda estão vulneráveis e expostas a diferentes formas de violência.

Decretado como o Dia Estadual Contra o Feminicídio, o dia 1º de junho junho lembra o dia da morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 2015, que foi o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei  nº 13.104/2015, que tornou o feminicídio um homicídio qualificado e o colocou na lista de crimes hediondos, com penas mais altas.

Caosos- No dia 13 de janeiro, Claudineia Brito da Silva, de 49 anos, morreu em Campo Grande, após uma briga com direito a tapa, mas com o revide de uma facada em seu pescoço, desferida por Hércules José Andrade Soares, de 51 anos.

O segundo caso na Capital, foi de Albina Freitas. A vítima foi esfaqueada pelo ex-marido no dia 28 de fevereiro, na Rua Jaime Cerveira, no Jardim Anache, não resistiu aos ferimentos.

Ela deu entrada no hospital com vários ferimentos, e durante o atendimento médico, teve uma parada cardiorrespiratória e, apesar dos esforços da equipe, partiu.

Três meses depois, Karolina Silva Pereira, de 22 anos, morreu no dia 2 de maio após atingida por um disparo na cabeça feito pelo ex-companheiro Messias Cordeiro da Silva, de 25 anos no dia 30 de abril. Ela chegou a ficar internada por três dias, mas não resistiu.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Mais de 100 carros abandonados foram recolhidos na Capital este ano
Cidade
Licenciamento de veículos com placa final 0 já pode ser quitado em MS
Cidade
Aldeia Água Funda recebe serviços de saúde em podologia na Capital
Cidade
Detran abre visitação de veículos presentes em leilão de Campo Grande
Cidade
Campo Grande elege titulares e suplentes dos conselhos tutelares neste domingo
Cidade
Atenção: Confira as ruas interditadas neste sábado em Campo Grande
Cidade
Adriane distribui mudas frutíferas em celebração ao 'Dia da Árvore'
Cidade
Parceria com governadores promoverá ações conjuntas para a segurança pública de MS
Cidade
Campo Grande sedia 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul
Cidade
Viu a Queen? Rainha da casa, família procura Yorkshire que sumiu no Tiradentes

Mais Lidas

Clima
Meteorologia aponta calor de 47°C para Campo Grande em outubro
Educação
Rede Estadual de Educação pronta para calor extremo
Geral
Confira o resultado da eleição do Conselho Tutelar de Campo Grande
Geral
Será que é verdade? Campeonato vai pagar R$ 3 mil 'para quem aguentar mais sexo' em MS